Interbairros é prioridade

O Governo do Distrito Federal quer licitar o projeto da Via Interbairros até agosto. A via acompanha a linha de alta tensão de Furnas, saindo de Samanbaia e atravessando Taguatinga Sul, Águas Claras e o Guará até desembocar na Asa Sul, via Setor Policial. O projeto foi gerido no governo de Cristovam Buarque e nunca foi implementado por problemas técnicos e financeiros. Agora, o governo decidiu construir a via através de Parceria Público-Privada. Os termos da parceria estão prontos e preveem que a empresa responsável pela construção da via seja ressarcida com lotes a serem criados em suas margens. A via vai ser a nova divisão entre o Guará I e II e, com os lotes comerciais e residenciais criados, deve mudar a cara da cidade definitivamente.

A Interbairros
Um grupo de empresários entregou ao GDF, em março do ano passado, um estudo preliminar, ou um Procedimento de Manifestação de Interesse, demonstrando a viabilidade técnica e econômica da obra.
A nova pista tem 26 quilometros de extensão. A ideia é integrar as cidades e desafogar o trânsito da EPTG e na EPNB, além de viabilizar a urbanização dasáreas onde passar. O projeto depende do enterramento das linhas de alta tensão de Furnas. A sua construção deve consumir pelo menos R$ 2,5 bilhões.

Estudo
O Escritório de Parcerias Público-Privadas da Secretaria de Estado de Projetos Estratégicos e demais órgãos envolvidos, com o auxílio do Escritório de Serviços para Projetos da Organização das Nações Unidas (Unops), cuidava do projeto na gestyão de Rodrigo Rollmebrg. A Secretaria de Mobilidade, responsável por avaliar a estrutura viária do projeto, optou por contratar uma consultoria, em andamento há sete meses.
Os trâmites finais de orçamento, projeto básico, comissão de licitação, edital e minutas foram encerrados o final do ano passado. Hoje, a Interbairros está em fase de definição dos requisitos técnicos e regulatórios para a minuta do convênio que regulamentará as obrigações das partes quanto aos procedimentos para o enterramento e manutenção das linhas de média e alta tensão de Furnas. Ainda falta a manifestação dos órgãos ambientais, no caso Secretaria de Meio Ambiente e Instituto Brasília ambiental (Ibram), a definição dos requisitos técnico-regulatórios para o enterramento, a aprovação do modelo de negócio da parceria público-privada pela Terracap, e a manifestação da Controladoria-Geral e da Procuradoria-Geral do DF.
Também pode interferir no andamento a iniciativa do governador Ibaneis Rocha (MDB), que promete suspender e eavaliar cada PPP firmada nos últimos quatro anos.
O overnador garante ter “todo interesse” em tocar o projeto. “É uma pista que vai desafogar o trânsito na Epia e beneficiar moradores do Park Sul, no entorno do ParkShopping, e motoristas que trafegam entre Plano Piloto, Guará e Taguatinga”, diz o governador.
Ibaneis diz que a equipe de transição manteve contato com a Agênvcia Nacial de Energia Elétrica (Aneel), que é responsável pela linha de transmissão que passa no trajeto da via, e busca recursos para tirar o texto do papel. O overnador se reuniu com o então ministro de Minas e Energia e pediu auxílio para o enterramento dos cabos de transmissão de energia.

Novas parcerias
A busca de parcerias para dinamizar e ocupar espaços públicos é uma das prioridades do governo Ibaneis. Sção os casos, por exemplo, do Jardim Zoológico de Brasília, além da possibilidade de criação de um novo setor hospitalar de excelência e do serviço de transporte de servidores, conhecido como TáxiGov.
A vinculação com a iniciativa privada também deve ser considerada para a construção de estacionamentos públicos, para a integração de linhas de transporte, para a criação de moradias populares e até mesmo para o aprimoramento do Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal (SLU).