KARTÓDROMO DO GUARÁ – Começa a temporada 2019

A partir deste sábado, serão 10 provas mensais, da Copa Brasiliense de Kart. Entrada é franca

Quem gosta de automobilismo volta a ter a oportunidade de rever os roncos dos motores, as ultrapassagens e a adrenalina que compõem as provas de kart. Começa neste sábado, 23 de fevereiro, a temporada 2019 no Kartódromo Ayrton Senna, o kartódromo do Guará.
Será a primeira prova do Campeonato Brasiliense de Kart, que terá provas disputadas uma vez por mês, aos sábados. Serão dez provas no total.
O campeonato deste ano terá a participação de cerca de 50 pilotos, divididos em sete categorias: Mirim – 6 a 8 anos; Cadete – 8 a 10 anos; Júnior menor – 10 a 12 anos; Júnior – 12 a 14 anos; Graduado – 14 a 22 anos; Sênior – 40 anos acima; e Sênior B – acima de 44 anos.

Redução da quantidade
A quantidade de pilotos que praticam o kartismo profissional é hoje a metade do que era há dez anos. De acordo com o presidente do Guará Motor Clube, concessionário do Kartódromo, José Argenta, dois são os fatores dessa redução de competidores. “Na proporção inversa do aumento dos custos, principalmente de pneus, a renda dos pilotos e de donos de equipes está sendo reduzida por causa da crise econômica do país”, avalia.
Um piloto de ponta, que queira competir com chances, gasta por exemplo um jogo de pneu por prova, sem contar o custo do motor e da manutenção com mecânicos e equipe.
“Mesmo com a crise, o nosso kart continua muito forte e é hoje referência no país, por causa do traçado da nossa pista. Quem corre aqui vai bem em qualquer outro kartódromo”, garante Argenta. Para o organizador do campeonato, o kart brasiliense tem hoje cerca de dez pilotos com potencial de chegar ao limite do automobilismo nacional e internacional. “Brasília sempre foi um celeiro do automobilismo, com Nelson Piquet, Roberto Pupo Moreno, Amir Nasr, Vítor Meira, entre outros. E teremos mais”, acredita Argenta.


Como deve começar
Para quem pensa começar no kart, Argenta recomenda se inscrever nas escolinhas que existem no kartódromo do Guará. A idade mínima é de seis anos.
Para conseguir autorização para competir o piloto terá que conseguir a carteira de habilitação da Confederação Brasileira de Automobilismo, após uma avaliação dele considerando habilidade e coragem durante as provas de teste.