Em apenas um ano, 529 servidores da Secretaria de Saúde do DF foram afastados do trabalho por conta de transtornos mentais e comportamentais, segundo o relatório da Diretoria de Epidemiologia em Saúde do Servidor, de 2017. Por isso, o vice-presidente da Câmara Legislativa, deputado Rodrigo Delmasso (PRB), morador do Guará, tem atuado junto ao Sindicato dos Servidores da Saúde (SindSaúde) pela implantação do Hospital do Servidor Público.
Nesta quinta-feira (28 de fevereiro), Rodrigo Delmasso se reuniu com a presidente do SindSaúde, Marli Rodrigues, com o secretário de Saúde, Osnei Okumoto e a superintendente da Região de Saúde Centro-Sul, Moema Liziane Campos, para tratar da construção do Hospital para a região Centro Sul, no Guará. O deputado já destinou emenda de R$1,5 milhão para os projetos arquitetônico e complementar. A proposta é que o novo hospital, que será construído na QE 23, no terreno do Posto de Saúde 2, seja construída pela iniciativa privada, em forma de parceria público-privada (PPP), mas com serviço público – o governo pagaria pela quantidade de atendimento, modelo implantado com sucesso em algumas cidades do interior de São Paulo.
Ocupando o HRGu
Com a nova unidade, o prédio atual do Hospital Regional do Guará seria desocupado e liberado para abrigar, de forma provisória, o Hospital do Servidor Público, até que uma unidade maior e moderna seja construída, provavelmente na Asa Sul. O secretário Osnei Okumoto informou que a construção do Hospital para o servidor já está aprovada pelo governador Ibaneis Rocha e que estudos já estão sendo feitos para a área pretendida.
A presidente do SindSaúde, Marli Rodrigues, agradeceu o apoio do deputado Rodrigo Delmasso e destacou que é importante dar andamento nessa proposta. “O servidor tem passado por uma situação muito complicada de saúde. Precisamos muito deste Hospital, o braço do Estado está doente. Agradeço muito o apoio do deputado Delmasso”, afirma a sindicalista.