GDF anuncia investimentos no Parque do Guará

Pulmão verde da cidade vai receber novo cercamento e segurança para evitar novas invasões. Depois, vai começar a implantação do projeto de revitalização do parque

O vice-governador Paco Brito anunciou nesta quinta-feira, 14 de março, um mutirão de ações integradas em três parques do DF, entre eles o Ezechias Heringer, o Parque do Guará – os outros são o Parque Onoyama, em Taguatinga, e o Parque de Águas Claras.
De acordo com o vice-governador, os três parques vão contar com um esquema de segurança efetivo, além das rondas que já começaram a ser feitas. O planejamento está sendo conduzido pela Secretaria de Segurança Pública.
Com o trabalho de uma força-tarefa integrada por secretarias e vários órgãos do Distrito Federal, o GDF apresentou o resultado das obras de revitalização do parque Saburo Onoyama, em Taguatinga, um dos espaços de lazer mais antigos do DF. O local ganhou cara nova, com as obras emergenciais de recuperação, que prosseguem nos próximos dias.
Projeto
A ação, que faz parte do programa SOS DF, começou em 25 de fevereiro e não parou nem mesmo no feriadão de Carnaval. Foram realizadas atividades para recuperar áreas, melhorar a segurança e otimizar a frequência da comunidade. As obras emergenciais de pequeno porte incluíram poda de árvores, troca de lâmpadas, reformas, instalação de mesas, limpeza e policiamento.
Para o presidente do Instituto Brasília Ambiental (Ibram), Edson Duarte, o resultado do projeto-piloto no parque Onoyama foi plenamente satisfatório, já que todos os órgãos envolvidos colocaram a sua expertise a favor do espaço. “Foi uma integração saudável de todos os órgãos, com a mobilização de pessoal e conhecimento, sem o dispêndio de recursos financeiros e sem a necessidade de compras ou licitações”, resume.
Após o Onoyama, a força-tarefa deve vir para o Parque do Guará, porque o Ibram, a Secretaria de Meio Ambiente e a Administração Regional do Guará tem recebido denúncias de moradores de que algumas áreas do parque tem sido invadidas por traficantes e consumidores de drogas e omo esconderijo de objetos roubados e furtados.
Cercamento e
audiência pública
“A comunidade local, que é a usuária do parque, reconhece e elogia o nosso trabalho, mas ele não se encerra aqui”, lembra o secretário de Meio Ambiente, José Sarney Filho. “Não vamos fazer uma intervenção e ir embora. O trabalho é contínuo e rotineiro. Estamos atentos às reivindicações da população, para melhorar as instalações desses espaços públicos”.
A um grupo de representantes de lideranças comunitárias do Guará que estiveram na Secretaria esta semana, Sarney Filho informou que está sendo licitada a troca do alambrado do Parque do Guará, incluindo a nova poligonal da área, que foi alterada no ano passado para receber a compensação pela liberação da Área 28-A, ao lado do ParkShopping, para que o governo possa vendê-la à iniciativa privada. O secretário anunciou também que até o final de abril será promovida uma audiência pública na cidade para a apresentação e discussão do projeto de revitalização do Parque, já adiantado pelo Jornal do Guará em edições anteriores.
Além da Secretaria de Meio Ambiente, a força-tarefa inclui representantes de diversos órgãos do GDF, como as secretarias de Segurança Pública, de Obras e de Cidades, Administração Regional, Ibram, Novacap, SLU, Caesb, CEB, Funap, Detran, DER e DF Legal, bem como lideranças comunitárias.