Três botecos do Guará concorrem ao título de melhor do país

Três bares do Guará inscreveram seus pratos: Ceará Carne de Sol, Quiosque da Jô e Quiosque do Nem. Cada um serve um prato exclusivo e inédito e os clientes opinam sobre a qualidade, atendimento e outros aspectos do estabelecimento.

 O concurso

Em 2019, o Comida di Buteco comemora 20 anos. Duas décadas contando histórias de vidas de pequenos comércios familiares, carinhosamente conhecidos como “butecos”. O concurso, que teve origem em 2000 na cidade de Belo Horizonte, hoje cobre todo o país, sendo realizado em 21 cidades e elegendo o melhor buteco do país. A grande novidade desta edição é que todos os petiscos, no brasil inteiro, terão preço fixo de R$ 20 em comemoração aos 20 anos do Concurso.

Numa trajetória onde muitas histórias de vidas foram contadas e transformadas, o concurso já extrapolou sua natureza e se tornou um grande movimento nacional de valorização da cultura de buteco e cozinha de raiz. Ele é, propositadamente, realizado simultaneamente, na mesma época do ano (abril/maio) em todas as cidades, num esforço de demarcação de abril como mês do buteco no Brasil. E assim, valorizar e dar importância de calendário a esse ícone da sociabilidade brasileira: o buteco.

 Funcionamento

Na primeira etapa, em cada uma das cidades, os  butecos  pré-selecionados apresentam os tira-gostos criados especialmente para a competição, sendo tema livre na edição 2019. O público e um corpo de jurados visitam, votam e elegem o campeão, avaliando  quatro categorias (petisco, atendimento, higiene e temperatura da bebida) . O petisco  leva 70%  do peso da  nota e as demais categorias 10% cada uma. O voto do público vale 50% do peso total, e, dos jurados, 50%.

Na segunda etapa, em junho, uma comissão de jurados, escolhida especificamente para esse momento, vai visitar os campeões de cada cidade avaliando sua performance nas mesmas quatro categorias (petisco, atendimento, temperatura da bebida e higiene). Cada campeão recebe três jurados (um jurado da sua cidade e dois de outras cidades). Elege-se aí o melhor buteco do Brasil, que será conhecido e premiado no mês de julho.

 

Serviço:

Comida di Buteco 2019

Data: de 05 de abril a 12 de maio

Facebook.com/comidadibuteco

Instagram.com/_comidadibuteco

comidadibuteco.com.br

 

SHARE