PADRINHOS

O meu grande amigo Caixa Preta estava mal humorado. Sem adiantar nada sobre tamanho nervosismo, me convidou pra dar uma chegada até o nosso amado e sujo Porcão, onde costumam reunir-se a nata dos endividados e sem cargos comissionados da cidade. Lá, apenas alguns assíduos frequentadores caiam pelos cantos ou dormiam em pé mesmo, parecendo um bando de zumbis.
Aquele garçom amigo, o Galak, nos cumprimentou rosnando alguns impropérios, que não vou repetir em respeito aos meus leitores.
Sentamos para poder começar o nosso papo que pelo jeito prometia, pois o Guará, como sempre, estava fervilhando de boatos e fofocas em geral.
Mas o que mais se comentava nas rodas era a retirada do apadrinhamento da Administração de um distrital da base do atual governo, deixando o cargo de Administrador à míngua dos aproveitadores de plantão, que sempre viram o Guará como um grande e rentável balcão de negócios e negociatas.
Aliado a mamatas diversas está deixando a cidade em polvorosa, mas provavelmente seremos premiados com algum puxa saco de plantão que ronda a Administração, sem pensar em nada útil a não ser servir cegamente ao chefe, mesmo que isso enterre cada vez mais a cidade no atraso.
O que se vê hoje no Guará é um grande descaso do poder público com o plano urbanístico desfigurado com invasões, construções irregulares e outras aberrações que infestam a cidade, nada que preocupe essa turma, tudo está dominado como dizem por aí, a população que se exploda, o que a muitos entristece com esse tratamento dado à cidade.
O que tem que ser feito enquanto há tempo é acabar com essas indicações, fazer um concurso público para todos os cargos, acabando de vez com os comissionados, apadrinhados e correlatos, colocar um Administrador de carreira que entenda de legislação e gestão, que poderá ser afastado sempre que não mostrar capacidade para exercer o cargo.
Só assim acaba com o problema de continuidade nos serviços essenciais, acabando de vez com o clientelismo reinante no Guará hoje.
Custa tentar ou falta culhões ao atual ocupante do Buriti?