Projeto Luz, Câmera, Ação! ocupa escolas públicas do Guará

Iniciativa promoverá oficinas, concurso e evento sobre cinema nas escolas

Luz, câmera e ação! Com um celular na mão e uma boa ideia na cabeça é possível atualmente produzir filmes de qualidade. E a oportunidade de entrar no set e rodar uma produção vai se estender agora para as escolas públicas e para os estudantes das regiões administrativas do Guará e de Taguatinga. Pelas escolas serão realizadas quatro oficinas voltadas para a área audiovisual com os diretores Tiago Esmeraldo, Fáuston Silva, Tiago Belotti e Rodrigo Huagha.

Projeto criado pela consultora em cultura Valéria Marcondes, o Luz, Câmera, Ação! irá promover uma oportunidade de profissionalização no CEM EIT (QNB 01 AE 1) de Taguatinga Norte; no CEE 1 de Taguatinga Norte (AE 12); no CEM 1 GG do Guará I (QE 7 AE M), e na Escola Técnica do Guará II (CEPAG – EQ 17/19 Lote A).

As vagas são limitadas em 20 alunos por escola participante e as inscrições podem ser feitas até o dia 24 de abril pelo e-mail: projetosvecultura@gmail.com.

No total, serão 12 encontros e 48 horas/aula em cada oficina. Durante as aulas, os alunos serão convidados e estimulados a produzir curtas-metragens com o uso de smartphones e participarão ainda de um concurso cultural. O concurso cultural irá premiar o melhor filme. A escola onde os vencedores tiverem realizado as oficinas será contemplada com uma câmera filmadora semiprofissional e um desktop.

“O intuito é demonstrar aos adolescentes que o audiovisual pode ser visto sob uma perspectiva de carreira profissional. Queremos oferecer aos alunos a oportunidade de entenderem todo o processo de criação em cinema desde a roteirização, o figurino, a filmagem, a edição, a produção, como também, outras formas em que o audiovisual pode ser visualizado como profissão. O projeto irá também para uma escola que atende alunos especiais em Taguatinga (CEE 1)”, pontua a idealizadora Valéria Marcondes.

As aulas serão ministradas entre 29 de abril e 7 de junho. No dia 26 de junho, haverá um evento de exibição dos filmes e entrega dos prêmios na Escola Técnica do Guará II.

A equipe de produção do Luz, Câmera, Ação! realizou o projeto Vamos ao Cinema!, em 2009, 2010 e 2011, levando mais de 6 mil estudantes para o cinema com direito à pipoca, refrigerante e filmes em 3D escolhidos por eles. E sempre foi uma vontade realizar oficinas dentro da escola para ampliar o conhecimento e profissionalização dos estudantes para o audiovisual. Assim, o novo projeto vem ao encontro desse objetivo.

O projeto Luz, Câmera, Ação! é realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal FAC-DF.

 

Serviço

Luz, Câmera, Ação!

Local: CEM 01 GG do Guará I (QE 07 AE M) e Escola Técnica do Guará II (CEPAG – EQ 17/19 Lote A); CEM EIT (QNB 01 Ae 01) de Taguatinga Norte, CEE 01 de Taguatinga Norte (AE 12),

Inscrições limitadas até dia 24 de abril pelo e-mail: projetosvecultura@gmail.com

Gratuito