Agda Carvalho é conhecida nas redes sociais como Negra & Estilosa. Com assuntos sobre beleza negra, aceitação e autoestima, a digital influencer trabalha atualmente no Instagram, Youtube e Blogger. Ela veio de Bonfinópolis de Minas há dez anos e há cinco vive no Guará.
“Por incentivo da minha filha, Michelly, de 12 anos, comecei a compartilhar no Youtube parte dos cuidados que eu estava tendo com o cabelo, como receitas caseiras para cuidar do cabelo cacheado após passar pela transição (assumir o cabelo cacheado parando de usar químicas), que eu resgatei da minha vó que tem um cabelo muito crespo. Eu morei com ela uma época para poder estudar, já que ela morava na cidade grande e usava muita gordura de porco no meu cabelo, na época eu odiava e hoje eu amo, deixa o cabelo pesado, lindão”, conta a influencer sobre seus primeiros dias nas redes sociais.
Influencer como profissão
A profissão de influencer é relativamente nova, mas tem ganhado espaço cada vez maior no mercado publicitário. Muita gente ainda não sabe como é possível ganhar dinheiro influenciando as outras pessoas na internet. Mas, influenciar alguém a consumir um produto é justamente a função da publicidade. “Sábado eu estava conversando com amiga, e ela ficou chocada quando eu disse que dava para monetizar blog, canal, fazer publiposts e campanhas para marcas e é assim que a gente fatura e paga as contas no final do mês”, explica Agda. “Parece fácil, mais é complicado sobreviver nesse mercado. Eu comecei a entender e aí colocar valor no meu serviço e tempo e passei a ganhar alguma grana há pouco tempo. Tem pessoas do nosso meio que só está pela diversão, fama e tem outros que também querem diversão e fama e principalmente pagar as contas no final do mês”, continua
“Deixei de ir a eventos que não me acrescentam nada a não ser alguns constrangimentos para a conta, tipo ser confundida com a moça do buffet. Não que isso seja ruim, mas é como se eu, por ser preta, não devesse estar ali entre elas no mesmo nível. Pelo menos aqui em Brasília, na maioria dos eventos sou a única preta no rolê e tratada como tal, sou a da cota para a foto. A marca é inclusiva porque ser inclusiva vende e não necessariamente porque apoia as causas da minoria. E isso independe de engajamento ou números de seguidores, primeiro eles veem a cor da sua pele e só depois seu trabalho”, desabafa.
Agência
A Negra & Estilosa hoje é uma agência gerenciada pela Agda, que além de trabalhar como influenciadora está se formando em Propaganda e Publicidade. Ela também edita vídeos para terceiros, filma, fotografa, faz consultoria de Instagram, planejamento de mídia do Instagram, organiza palestras e ainda é neta de aluguel ( ajuda pessoas que não tem muita afinidade com celular, redes sociais, internet banking…). Agda ainda faz parte do Grupo de Influenciadores Digitais Empreendedores aqui do DF, que é uma ação coletiva com o intuito de dialogar com o setor produtivo, segmentos governamentais e outras esferas sociais. O projeto realiza cafés, encontros, reuniões e ações estratégicas com foco em negócio, cultura e empreendedorismo.
“Espero que com esse projeto e os diálogos que temos desenvolvido, mude um pouco a visão que as pessoas têm da gente e que nosso trabalho seja valorizado aqui na nossa cidade, já perdemos grandes nomes do meio como Debora luz, Cool Marina entre outros para são Paulo.