O projeto “Conversa de Atelier” traz o escritório AR Arquitetos para o CasaPark

Na próxima quinta-feira (27), a partir das 18h, o CasaPark recebe novamente o projeto “Conversa de Atelier”: um ciclo de palestras organizado pelo Atelier Piloto.

O convidado desse mês é o premiado escritório AR Arquitetos, que se destaca com projetos modernos dentro de grandes metrópoles como São Paulo, prezando sempre pela criação de espaços amplos em ambientes ventilados, luz natural e total integração com o espaço público. O evento é voltado para arquitetos, estudantes e entusiastas da arquitetura e do urbanismo.

Intitulado ‘Conversa de Atelier’, a finalidade é abrir um canal de comunicação que propicie uma rica troca de experiências entre os escritórios e a plateia. O escritório convidado traz a dupla de arquitetos Marina Acayaba e Juan Pablo Rosenberg para falar da trajetória e dos seus trabalhos mais aclamados na AR Arquitetos, depois haverá uma conversa com integrantes do Atelier Piloto e com o público.

A Conversa de Atelier tem entrada gratuita, mas sujeita à lotação do espaço, que é de 150 lugares. Os interessados em assistir às palestras devem se inscrever pelo Instagram / @atelier_piloto.

Sobre o AR Arquitetos

O AR Arquitetos foi criado no ano de 2008, e é encabeçado pelos profissionais Marina Acayaba e Juan Pablo Rosenberg. Com escritório localizado na avenida Paulista, cartão-postal de São Paulo, o trabalho detalhista da equipe ganhou reconhecimento nacional e até internacional, sendo frequentemente citado pela mídia especializada. Uma das maiores conquistas do AR Arquitetos foi ter sido escolhido como um dos escritórios da Nouvelle Vague (nova onda) brasileira pela revista francesa Architecture Dáujour’dui. Vale, também, destacar a participação na lista dos 16 escritórios mais jovens do Brasil, pela revista Monolito; e a presença na Bienal Ibero-Americana de Arquitetura e Urbanismo, representando o país juntamente com outros 15 profissionais da área, em 2014. Com o nome cada dia mais requisitado no mercado, o portfólio do AR Arquitetos conta com diversas premiações desde sua criação. Destaque para os prêmios Akzonobel de Arquitetura; O Melhor da Arquitetura de 2010; IAB, de 2009 e 2010; e 10º Prêmio de Jovens Arquitetos do Instituto de Arquitetos do Brasil, 2011.

Sobre o BLOCO Arquitetos

O BLOCO Arquitetos foi fundado em Brasília pelos arquitetos Daniel Mangabeira (UnB,1999), Henrique Coutinho (UnB,1997) e Matheus Seco (UnB,1999). O escritório produz projetos de diferentes escalas e programas, desde casas e edifícios a interiores e instalações temporárias. O BLOCO compartilha da visão do espaço urbano como resultado da interação contínua entre construções de pequeno, médio e grande portes. Por isso, cada trabalho é iniciado a partir da reflexão sobre seu lugar na cidade. Os projetos do BLOCO têm relação direta com condicionantes específicos que podem ir desde a topografia e orientação solar de um terreno ao orçamento e mão-de-obra disponíveis. Acima de tudo o escritório considera que cada projeto pode ser uma poderosa ferramenta de transformação de seu contexto.

Sobre o Atelier Piloto

O Atelier Piloto nasce da colaboração entre os escritórios de arquitetura de Brasília ARQBR, BLOCO e MRGB. Nosso maior interesse é promover a interação entre estudantes, profissionais e escolas de arquitetura por meio da organização de oficinas de projeto que promovam o trabalho colaborativo com um objetivo comum: pensar a cidade. Para isso convidamos outros escritórios brasileiros e latino-americanos para exercícios de projeto de arquitetura e urbanismo com enfoque em problemas atuais.  Os integrantes do Atelier Piloto, tanto na condição de organizadores como de orientadores, já atuaram em grupo ou individualmente em atividades acadêmicas de oficinas de projeto que tiveram como tema áreas tão diversas como a Praça Magna da UnB, a Feira da Torre, a Orla do Lago Paranoá e Habitações Coletivas de Interesse Social. As atividades profissionais dos escritórios envolvidos já resultaram em prêmios em concursos públicos de arquitetura, prêmios de obras construídas e publicações no Brasil e no exterior.