Após denúncias anônimas, bombeiros fazem vistorias no Guará

A equipe do Corpo de Bombeiros procura possíveis focos do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue

Militar do Distrito Federal (CBMDF) fez vistorias em casas nas QIs 9 e 20 do Guará I. Moradores indicaram que os dois pontos são focos do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue. Os locais passaram por fiscalização na manhã desta quarta-feira (10). A iniciativa abrange, além do CBMDF, a Vigilância Sanitária e a Defesa Civil e faz parte de iniciativa da Força de Segurança Pública e da Secretaria de Saúde do DF.

De acordo com o tenente Ronald Marque, comandante da operação, a ação é de prevenção. “Vistoriamos as casas denunciadas e toda a vizinhança para ver se há depósitos [de larvas] e também para esclarecer sobre medidas que as pessoas precisam tomar para evitar a proliferação do mosquito.

Próximo a uma escola de ensino fundamental, um dos locais visitados estava completamente abandonado. O quinta da casa se transformou em uma espécie de depósito de ferro-velho. “Aqui de fora, a gente nota que é um ponto de risco; agora, vamos notificar a administração regional e a Vigilância [Sanitária] para providenciar a entrada no lote”, esclarece o tenente.

Em casos de terrenos abandonados, o Corpo de Bombeiros não tem autorização para entrar, mas é possível providenciar uma medida judicial para vistoriar o espaço. “Vamos buscar os meios legais para garantir a segurança da população em todos esses casos. Estamos falando de saúde pública – muitas pessoas correm risco com essa situação”, adverte.

A vizinhança está preocupada com a situação. Na QI 20 do Guará I, não é difícil identificar moradores que conhecem alguém ou foram infectados com o vírus transmitido pelo aedes Aegypti.