Empresa guaraense cuida da destinação correta do vidro

O vidro pode ficar na natureza por tempo indeterminado, mas também pode ser reciclado infinitas vezes. Green Ambiental tem instalado contêineres para a coleta de vidro em todo o DF

No Guará, as estações de coleta estão na Administração Regional e em frente à Chiquinhos Sorvetes, no comércio da QI 27.

Ele está por todos os lados, nas janelas, portas, utensílios domésticos, embalagens, bebidas, alimentos e decoração. Pode ser reutilizado várias vezes para a mesma ou outra finalidade. Mas o que fazer com o vidro que não será mais utilizado? Reciclar é a melhor alternativa, já que, na natureza, dificilmente será degradado.

O vidro é infinitamente reciclável, pode ser reciclado muitas vezes sem perder suas qualidades. Um material de vidro reciclado possui as mesmas qualidades que um fabricado com matérias-primas virgens. O vidro também é 100% reciclável, ou seja, não há perda de material durante o processo. Para cada tonelada de caco de vidro, uma tonelada de vidro novo é produzida. Por outro lado, para que a mesma quantidade de vidro seja produzida seriam necessárias 1,2 toneladas de matéria-prima.

Preocupada com a destinação correta do vidro, a Green Ambiental instala contêineres próprios para a coleta e destinação do vidro. Além disso, a Green atende empresas que, devido à Lei dos Grandes Geradores, são responsáveis pela destinação do próprio lixo. O serviço é inédito no Distrito Federal, em parceria com a O-I Vidros (OWENS ILLINOIS), líder mundial na fabricação e reciclagem de embalagens de vidro, com mais de um século de experiência, com 78 fabricas em 23 países, sendo 04 fabricas, no Brasil. Através dessa parceria a Green já destinou corretamente para reciclagem mais de 3 mil toneladas de caco de vidro para reciclagem.

A reciclagem do vidro tem benefícios ambientais, sociais e econômicos. Contribui para a preservação ambiental, pois reduz a quantidade de resíduos destinados aos aterros sanitários ou descartados no meio ambiente e diminui a quantidade de matéria-prima extraída da natureza. Além disso, a utilização de cacos na fabricação do vidro reduz o tempo de fusão, o que leva a uma redução significativa no consumo de água e energia.