Proteção Animal foi tema do 61º Encontro da Horta Comunitária do Guará

“Sempre tem uma forma de ajudar os animais, pois eles dependem de nós para fazer algo por eles”

“Sempre tem uma forma de ajudar os animais, pois eles dependem de nós para fazer algo por eles” enfatiza Karine

Por Ana Maria Oliveira

O Dia Nacional de Adotar um Animal comemorado em 4 de outubro, foi lembrado durante o 61º Encontro da Horta Comunitária do Guará no último sábado (5), com a visita da engenheira ambiental e voluntária do Abrigo Flora e Fauna, Karoline Ferreira Caixeta, que deu dicas de como ajudar e a tratar animais sujeitos a maus tratos.

Para Karine, que faz resgate de animais, não é sempre que as pessoas abrem suas casas para receber um animal em adoção.  Mas citou várias outras formas de ajudar um animalzinho, seja doando rações, roupinhas de cama, seja fazendo curativos, dando banhos ou mesmo pagando por uma cirurgia necessária.

Karine falou da importância de adotar um animal, citando sua experiencia de adoção de duas gatinhas. Para ela, a gratidão expressada em cada gesto de carinho dos animais é gratificante e incomparável a qualquer coisa.  ” Além de amparar um animalzinho, adotar é algo sensacional e inexplicável também para quem adota “afirma.

No abrigo, eles contam também com a colaboração voluntária de veterinários para consultas, vacinação contra a raiva e castração. Cuidados com a alimentação também suprem as necessidades imediatas e mesmo brincadeiras causam bem-estar aos amigos de quatro patas.

Feira de Adoção

Ela informou ainda sobre a feira de adoção de cães e gatos que ocorre nos fins de semana na 108 sul, pelo Abrigo Flora e Fauna. As datas são informadas nas redes sociais, que também especificam todos os detalhes para adoção e quais os produtos mais necessários para doações. Geralmente são: Rações para cães/gatos adultos e filhotes; Remédios para pulgas/carrapatos, vermífugos, etc.; Sabonetes e shampoos anticarrapatos e antipulgas; Jornais, e produtos de limpeza como água sanitária, sabão em pó, luvas, detergentes, esponjas, vassouras/rodos etc.

O Dia Nacional de Adotar um animal, comemorado em 4 de outubro, visa promover a adoção responsável e prestar homenagem a São Francisco de Assis, o padroeiro da ecologia e protetor dos animais.