Espaços e bandas do Guará no prêmio Profissionais da Música 2019

Em Brasília, de 1º a 3 de novembro, premiação que reconhece 67 categorias do mercado musical, presta homenagem a grandes nomes da música e movimenta cidade com apresentações, painéis, laboratórios, lançamentos de livros e exibição de documentários

Criado em Brasília em 2015 e abrangendo profissionais da música de todo o país, o Prêmio Profissionais da Música (PPM) chega à 5ª edição homenageando grandes nomes da música: compositor Ronaldo Bastos, produtor Genildo Fonseca e maestro Claudio Santoro– in memorian. Com vasta programação distribuída entre os dias 1°, 2 e 3 de novembro, o evento, que reconhece os profissionais do mercado musical do país (este ano são 67 categorias), também se destaca pela vasta programação composta por painéis, oficinas, pocket shows, workshops, workshows, shows, laboratório, sessão solene, exibição de documentários, lançamento de livros e grande noite de premiação. Entre os destaques da edição, show de Jaques Morelenbaum e Cello Sam3a Trio e o congraçamento da cena hip hop em torno dos 35 anos de carreira do produtor e dj Raffa, filho de um dos homenageados, o saudoso maestro Claudio Santoro.

Idealizado pelo produtor cultural Gustavo Ribeiro de Vasconcellos e realizado pela GRV Media, Música e Entretenimento, o PPM é um evento único em conceito e formato, unindo características de prêmio, festival e congresso. Como diferencial, a valorização de toda a cadeia do negócio da música, desde os bastidores, passando pela obra em si, até sua distribuição. Ou seja, dentre suas categorias, divididas entre os segmentos Criação, Produção e Convergência, são reconhecidos não só o trabalho do artista, mas daqueles que fazem a indústria girar, do roadie à plataforma digital.

O PPM está cada vez mais popular e conhecido Brasil afora entre os profissionais da música, com recordes não só no número de concorrentes, mas também de audiência, que conseguimos medir pela participação do público na fase de votação popular e presença durante o evento. Os ventos não estão favoráveis para a cultura, mas quem vive de música sabe que desistir não é uma escolha. Por isso, a importância desse reconhecimento, dessa confraternização e desse reencontro entre pessoas que vivem de e para a música. Preservar e valorizar este universo é garantia de qualidade de vida para todos nós”, afirma Vasconcellos.

Na grande noite de premiação, que movimentará o Clube do Choro, os vencedores receberão o troféu A Parada da Música. Para a edição 2019, o PPM recebeu inscrições de 19 estados brasileiros. Ao todo, 1.436 inscrições, superando as 958 do ano anterior, reafirmando o crescimento, ano a ano. O processo de votação considerou votos atribuídos pelos próprios inscritos, público e júri–, com pesos 1, 1/2, e 2, respectivamente. Ao final do processo, chegou-se a 490 finalistas, sendo 75 provenientes do Distrito Federal.

Pelo Curto Circuito Independente, haverá duas apresentações no Guará. Na quinta-feira, 31 de outubro, a Cervejaria Criolina no SOF Sul recebe a Nômade Orquestra, e no sábado dia 2 de novembro, Cinã (do Espírito Santo), Renascentes (do Rio Grande do Sul) e Mariana Camelo apresentam-se no Zepelim.

BRASÍLIA MARCA FORTE PRESENÇA NA COMPETIÇÃO

Desde a primeira edição, Brasília, ao lado de São Paulo e Rio de Janeiro, é uma das cidades a marcar mais presença no PPM, tanto em número de inscrições como de finalistas. Na edição do PPM 2019, o Distrito Federal comparece com 75 finalistas.

São eles: Brasília Sopro Sinfônica (Projeto musical Especial – Bandas Musicais e Fanfarras); Samba Urgente (Projeto musical Especial – Som de Rua); Hallisson Nogueira/ Pedro Vaz/ Karen Parreira (Instrumentista Clássico), Zé Mulato e Cassiano (Intérpretes – Violas e Violeiros); Blazing Dog (Intérpretes – Heavy Metal), Iara Gomes (Arranjadora); O Tarot/ Ellefante (Intérpretes – Groove & Pop); Música e Cidadania (Projeto musical Especial – Educativo); A Roda da Vida (Projeto musical Especial – Trilha TV e Cinema); Atitude Feminina/ Realleza (Intérpretes – Hip Hop & Rap); Janette Dornellas/ Diana Mota/ Alvaro Henrique (Intérpretes – Clássico); Zingaro Trio/ Grupo Gente de Casa (Projeto musical Especial – Grupo Vocal); Funqquestra/ Marlene Souza Lima/ Leonel Laterza ( Intérpretes – Instrumental); FaceMusical Quarteto (Intérpretes – Choro); Carnaviolado (Projeto musical Especial – Bloco de Carnaval); Projeto Re Soar-Musicalização Infantil no Paranoá Parque/ Camerata Caipira/ CD CadE o bicho que tava aqui (Projeto musical Especial – Infantil); Brazilian Blues Band (Intérpretes – Blues); Joe Silueta/ Mariana Camelo/ ETNO/ PLENO (Intérpretes – Rock); Marcelo Café/ Coisa Nossa (Intérpretes – Samba); Ademir Junior (Arranjador); Ademir Junior/ Zé Mulato e Cassiano (Autor); Diogo Monzo/ Pedro Vaz (Instrumentista Popular Masculino); Zé Mulato e Cassiano/ Camerata Caipira (Intérpretes – Cultura Popular); Márcia Tauil/ Realleza/ Daniela Firme (Cantora); Violeta Produções/ VBS Eventos (Produtor(a) de Evento– Pessoa Jurídica/MEI); Raphael Henrique Rangel Farias (Fotógrafo); Karen Parreira (Produtor (a) de Evento– Pessoa Física); Igor Rodrigues Pinheiro/ Karen Parreira (Produtor (a) Artístico– Pessoa Física); Guy Fillipe/ Denis Torre (Técnico de Monitor); Conteúdo Comunicação (Agência de Comunicação); Villa-Lobos Produções (Produtor(a) Executivo –Pessoa Jurídica/MEI); Samuel Estrella (Produtor (a) Executivo –Pessoa Física); Gregoree Júnior (Produtor (a) Musical); Raffaello Santoro (Produtor (a) de Trilhas para TV e Cinema); Denis Torre (Técnico de PA); Estúdio Hertz (Estúdio de Gravação e Mixagem); DJ Raffa Santoro/ Artur Dias Pompeu (Engenheiro (a) de Mixagem); DJ Raffa Santoro (Engenheiro (a) de Gravação); DJ Chokolaty (DJ); Rádio Federal (WebRádio); Blazing Dog (Canal de Youtube Artista); Escuta que é Bom (Canal de Divulgação de Música); Educação Musical Personalizada por Bruno Gafanhoto (Escola de Música); Cultura Hip Hop/ Clube do Violeiro Caipira (Programa de Rádio); Acontece no Museu/ Cervejaria Criolina (Projeto Cultural Musical); Aprendendo Percussão/ Curso Vocal (Curso Técnico Musical Online) e Favela Sounds/ Festival de Viola Caipira do Cerrado (Festival de Música Independente)