Secretaria de Meio Ambiente apoia programa de hortas comunitárias no DF

Grupo solicitou o apoio para fortalecer o trabalho realizado pelos produtores e dar celeridade à implantação do Grupo Executivo de Hortas Comunitárias

O secretário de Meio Ambiente, José Sarney Filho, se reuniu com representantes de 20 hortas comunitárias existentes no Distrito Federal. O grupo solicitou o apoio do secretário para fortalecer o trabalho realizado pelos produtores e dar celeridade à implantação do Grupo Executivo de Hortas Comunitárias, que é coordenado pela Secretaria da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Seagri).

O secretário ressaltou a importância do processo de mobilização da sociedade para as causas ambientais, como as hortas comunitárias, e enfatizou o potencial de crescimento dessa atividade, tanto nas áreas verdes disponíveis nas cidades quanto nos condomínios e áreas periurbanas.

Foi pedido aos líderes do movimento a elaboração de uma planilha, enumerando cada uma das hortas existentes no DF, com a descrição de suas características e principais problemas a serem resolvidos em cada uma delas, além da apresentação de uma proposta de plano de trabalho para que a Sema encaminhe ao Grupo Executivo.

Ficou acertada a realização de mais uma reunião, na próxima semana, antecedendo à reunião do Grupo Executivo. O secretário se prontificou a entrar em contato com os secretários de Agricultura, Dilson Resende de Almeida, e de Desenvolvimento Social, Luis Ricardo Sousa Guterres, para dar celeridade ao tema.

O secretário foi ainda convidado a visitar a Horta Urbana do Guará, que dispõe de um sistema de captação de água de chuva com solos filtrantes e a Horta Girassol, em São Sebastião.

Os representantes das hortas comunitárias manifestaram preocupação com o problema da água, a regularização dos terrenos por concessão de uso e a disponibilidade de adubo orgânico de qualidade.

A Lei 4.772, de 24 de fevereiro de 2012 dispõe sobre as diretrizes para as Políticas de Apoio à Agricultura Urbana e Periurbana no Distrito Federal (PAAUP). Essa Lei foi regulamentada pelo Decreto nº 39.314, de 29 de agosto de 2018. Entre os dispositivos de implementação da lei, o Decreto cria o Grupo Executivo da PAAUP, coordenado pela Seagri, do qual a Secretaria de Meio Ambiente (SEMA) faz parte, já tendo indicado os representantes titular e suplente. O Grupo ainda não realizou sua primeira reunião nesta gestão.