TEMPO DE PLANTAR – Bosque dos Eucaliptos vai receber novas mudas

Por Zuleika Lopes

O Bosque dos Eucaliptos, mais conhecido como Parque JK, localizado entre as QEs 38, 42 e 44 do Guará II, receberá prioritariamente, as mudas plantadas por voluntários do projeto Tempo de Plantar, no próximo dia 8 de dezembro de 2019, data em que o cantor John Lennon foi assassinado em frente ao Edifício Dakota, próximo do Central Park em Nova Iorque, Estados Unidos. A meta é ambiciosa e para isso estão sendo mobilizadas várias ONGs e movimentos comunitários da cidade para reunir a maior quantidade possível de voluntários e, claro, mais quantidade de mudas.
A mobilização está sendo feita em um grupo específico de WhatsApp do projeto “É Tempo de Plantar”, onde os voluntários trocam informações, conhecimentos e traçam metas e a logística do evento. Simone Vaz, conselheira de cultura e voluntária na Horta Comunitária da QE 38, é a coordenadora do grupo do Guará e pode ser contactada pelo fone 9999.5042 para acessar o link do grupo ambiental. Não precisa ter formação ambiental, basta ter vontade de cuidar do meio ambiente. Os escoteiros do grupo Hokma Guará já aderiram a causa e estarão dia 8 de dezembro no plantio. O Projeto Prevenindo com Arte, da Polícia Militar, desenvolvido no 4º BPM, irá somar no dia do evento.

Parque Denner também está sendo revitalizado

Após a entrega da revitalização do Parque Ecológico Ezechias Heringer na semana passada, o GDF iniciou oficialmente, nesta segunda-feira (18 de novembro), a força-tarefa para a revitalização do Parque Denner, entre o condomínio Bernardo Sayão e o Polo de Moda
Durante a reunião de alinhamento das demandas do parque, foram apresentadas as ações que serão realizadas em conjunto por diversos órgãos que integram o programa GDF Presente, que incluem a conclusão das obras de construção das duas quadras poliesportivas, recapeamento da pista de caminhada, recuperação das quatro entradas do parque, instalação de placas de sinalização, limpeza da lagoa, troca das lâmpadas comuns pelas de LED, lixeiras para a área, além de uma faxina geral que incluem poda e roçagem, a da manutenção da areia do parquinho, do Ponto de Encontro Comunitário (PEC) e o projeto de banheiros banquinhos para a área.
“Estamos empenhados em recuperar todos os parques da cidade, pois acreditamos no potencial dessas áreas e na ocupação responsável pela comunidade. O Denner é um pedaço importante da nossa cidade que pode tornar-se referencial em lazer e em práticas esportivas e culturais e, para isso, precisamos dessa força conjunta para oferecer um parque mais limpo e organizado, sem esquecer do papel fundamental da comunidade na manutenção desses locais”, afirmou a administradora regional, Luciane Quintana.

Participação da comunidade
A participação de voluntários na recuperação e manutenção do Parque Denner foi enaltecida pela a superintendente da Unidade de Conservação do Brasília Ambiental, Rejane Piratti. “Em todas as regiões administrativas temos a participação da comunidade, mas temos percebido que no Guará há mais interesse nos parques, talvez porque eles ainda não estão ainda consolidados”, afirmou. Ela garantiu também que o Ibram vai providenciar o cercamento do Bosque dos Eucaliptos, para que a área possa ser recuperada e preservada.
Além da Administração Regional do Guará e Intituto Brasília Ambiental, participam do programa GDF Presente: Novacap, SLU, DER, Secretaria Executiva da Cidades, Secretaria de Estado de Meio Ambiente, CEB e Caesb.