Despertar do Espírito Voluntário é tema de congresso

Mais de dez mil jovens de todo Brasil reúnem-se na capital federal até domingo. Objetivo é ampliar a visão do público para as necessidades do mundo e provocá-lo a refletir sobre como cada um pode contribuir para construir um mundo melhor

Flávio Resende, especial para o Jornal do Guará

Mais de dez mil jovens, vindos dos quatro cantos do Brasil, estão em Brasília desde a última quinta-feira (dia 21) participando da primeira edição do Together, evento organizado pela sede administrativa da Igreja Adventista do Sétimo Dia para o Centro-Oeste, com selo da ONU e apoio do GDF, que inovou ao trazer informação e atrações lúdicas que chamam a atenção do público para a temática do voluntariado.

Richard Ogalha

O encontro, de acordo com um dos organizadores, Richard Ogalha, está sendo idealizado há cerca de dois anos. “Ele foi pensado para as novas gerações, formadas por crianças e jovens, a partir de 13 anos, sobretudo da Região Centro-Oeste, muitos dos quais inseridos em realidades muito humildes e restritas, num formato de celebração, em que eles percebessem o que há disponível em termos de serviços voluntários, não apenas na região, mas no mundo todo”, explica.

Todas as atrações do evento (tirolesa, por exemplo) foram pensadas para, além de informar, dar condições para que o público pudesse conhecer realidades distantes, mas que requeressem habilidades específicas para determinadas regiões do planeta. “Há locais em que é necessário escalar montanhas, por exemplo. A intenção, com este formato, foi atingir estes jovens com a experiência. Como seria estar num lugar, servindo o outro, onde a temperatura fosse dez graus abaixo da que eu estou acostumado?”, exemplifica o líder religioso, complementando: “tudo foi estudado para atingir estes jovens e adolescentes, emocional e visualmente, tentando transmitir-lhes princípios que eles vivam aonde quer que estejam”.

Não há ainda uma definição da periodicidade do evento. De acordo com Ogalha, o Together servirá de inspiração para que outras regiões o replique, mesmo num formato menor. “Queremos avaliar o resultado da ‘sementinha’ que plantamos nestas gerações. E a depender, daremos continuidade ao projeto nos próximos anos”, finaliza.

Nycollas Flores serviu na Ásia e voltou com muitas novas experiências na bagagem

Vivendo na prática o voluntariado – O catarinense Nycollas Flores (foto), de 29 anos, sabe o que é servir na prática. Adventista desde criança, viveu um ano em Hong Kong, exercendo a função de capelão, uma espécie de pastor de escolas. Lá atuou num internato, evangelizando crianças em fase de formação. Um ano depois, embarcou para outro país asiático, mais fechado religiosamente, para nova missão religiosa. “Por meio desta experiência, tive muito mais acesso a Deus e a mim mesmo. Pude entender  as diferenças culturais e quebrar preconceitos raciais, linguísticos e culturais, sentindo prazer em servir. Segundo ele, é na juventude e na solteirice que o indivíduo encontra o melhor momento para servir. “Mas o momento é individual, não é uma regra. O que percebemos é que, cada vez mais, até as empresas valorizam, no ato da contratação, pessoas que tenham vivido experiências de voluntariado”, defende.

Caroline Monteiro (foto), de 23 anos, veio da capital paulista exclusivamente para participar do Together. “Soube do evento pelo perfil no Instagram de um cantor evangélico conhecido. Desde pequena, tinha este senso de ajudar ao próximo. Vir para Brasília está sendo importante para eu ter contato com as agências de missões, de modo que, no futuro, eu possa participar de uma”, afirma.

Caroline Monteiro veio de São Paulo para aprender mais sobre voluntariado

Paralelamente à programação do evento, várias iniciativas de voluntariado ocorrerão na cidade, estimuladas pela organização do Together. Ao todo, serão 32 ações em todo DF, todas desenvolvidas de acordo com os 17 Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela ONU para a Agenda 2030, que dizem respeito, entre outras coisas, ao cuidado do meio ambiente, igualdade social e de gênero e combate à pobreza.

Em consentimento com os ODS, o grande grupo atenderá 20 escolas públicas do DF, com palestras de conscientização sobre consumo de drogas, bullying, violência, depressão, e outros assuntos. Mais ações serão realizadas, também, em espaços públicos, como feiras de saúde, doação de sangue, combate à violência contra a mulher, espaço da beleza, espaço musical, exposições históricas e outras.

Além das ações sociais, o grupo também poderá conhecer e se inscrever em diversos projetos de voluntariado, ONGs e agências de missão. “Nosso objetivo é reunir a juventude e empoderá-la para mudar o mundo. Queremos despertar o jovem para o fato de que ele pode fazer uma grande diferença na sociedade”, comenta Alijofran Brandão, organizador do evento e líder da Igreja Adventista para todo o Centro-Oeste.

Seis mil barracas abrigam jovens no Together

Carreta solidária – Uma carreta da Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA), equipada com cozinha e máquinas para lavagem e secagem de roupas ficará estacionada no Bairro Sol Nascente, entre os dias 21 e 23 de novembro. Voluntários estarão no local preparando almoço para cerca de 500 pessoas todos os dias. A lavagem de roupas estará disponível das 10h às 16h e o almoço das 11h às 14h. Os voluntários também oferecerão outros serviços como, corte de cabelo, atendimentos de profissionais da saúde, massagem e outros.

Experiências multissensoriais – O Together também será um ambiente para que os participantes tenham experiências únicas e sensoriais. Cada continente do mundo será representado com réplicas, cores, sons, encenações e até temperatura climática. A exposição será interativa, para que os participantes possam aprender de forma lúdica, por meio de games, vídeos e muita aventura.

Together Run – No domingo, 24, último dia de evento, acontecerá também uma corrida solidária de 5 Km pelo Eixo Monumental para adultos e outra menor para crianças. A proposta é incentivar a prática de esporte regular como meio eficiente de prevenir doenças provocadas pelo sedentarismo, trazendo bem-estar físico e mental aos adultos, jovens e crianças. Além disso, as inscrições para a Together Run Kids serão feitas mediante a entrega de alimentos e produtos de higiene que serão direcionados para o Hospital da Criança de Brasília e para o CEPAI – Centro de Projetos e Assistência Integral.

Together – Um evento de voluntariado

Data: 21 a 24/11

Locações: Centro de Convenções Ullysses Guimarães (feira de voluntariado), Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade (camping), Estádio Nilson Nelson (música gospel e ministrações).

Quem está organizando? Sede administrativa da Igreja Adventista do Sétimo Dia para a região Centro-Oeste do Brasil, com apoio do GDF.

Inscrições: http://www.togethermission.com.br/

 

 

Together Run – Corrida Solidária

Data: 24/11 (Domingo).

Horário: Together Run: 7h / Together Run Kids: 8h30.

Local: Estacionamento da Funarte – Eixo Monumental de frente para o Mané Garrincha.

Kit para inscritos: camiseta, medalha e sacola.

Inscrições e mais detalhes: http://www.togethermission.com.br/togetherrun/