CIDADE GANHA SEU PRIMEIRO ATACADÃO

Rede Melhor Atacadista abre sua primeira loja no Guará, no dia 5 de dezembro, às 15h, na QE 44, onde funcionava o Supermercado Tokyo

Chamado de “atacadão”, “atacadista”, ou “atacarejo”, o modelo de supermercado com custos enxutos (menos funcionários, sem embalagem, decoração mais simples) revertidos em redução de preço ao consumidor, cresce cada vez mais no país. Embora seja praticado em todo o mundo há algum tempo, no embalo da preocupação com o meio ambiente por causa das embalagens, o atacadão já faz parte também do hábito de quem gosta de comprar em menor quantidade. E mesmo com esse crescimento no Distrito Federal, Guará era uma das poucas cidades que não tinha o seu. Mas, nos próximos dias chega o Melhor Atacadista, uma das redes desse tipo de varejo que mais cresce no Planalto Central – tem lojas em Formosa, Águas Lindas e Samambaia.


A filial do Guará, na QE 44, onde funcionava o supermercado Tokyo, é a primeira experiência da rede na busca pelo consumidor de melhor poder aquisitivo e tem a pretensão de ser o passaporte para a entrada em outras regiões de melhor renda do Distrito Federal no planejamento estratégico de abrir duas a três lojas por ano. A escolha da QE 44, além da oportunidade do ponto após o fechamento do Tokyo, não foi por acaso. De acordo com o fundador e presidente da empresa Adauto Mesquita, 51 anos, essa região do Guará é a que tem o maior potencial de crescimento para esse tipo de negócio por causa da ocupação das novas quadras 48 a 58, para onde estão chegando cerca de 5 mil novos moradores, e a proximidade com a via Epia, na saída Sul.
A aposta do grupo na cidade inclui a abertura de uma outra loja no Guará I, desde que seja encontrado um ponto que possa abrigar esse tipo de varejo. E a própria expansão do Guará (QEs 48 a 52) vai receber também no futuro outra loja do Melhor Atacadista num lote de 3 mil metros quadrados já adquirido pela empresa numa licitação da Terracap, sem prejuízo da que está sendo inaugurada na 44.
Embora seja a menor loja do Melhor Atacadista em tamanho – 1 mil metros quadrados -, a da QE 44 vai oferecer os mesmos produtos da rede e os mesmos preços praticados em todas elas, segundo Adauto Mesquita. “Além do preço, estamos trazendo a mesma qualidade no atendimento, uma das nossas principais preocupações. Faremos o diferencial para o consumidor guaraense”, garante Adauto. E um desses diferenciais, segundo ele, é a qualidade dos hortifrutigranjeiros, escolhidos a dedo por funcionários especializados no assunto e fornecidos por distribuidores selecionados, e a panificadora, que promete oferecer um mix de pães bastante variado. “A escolha do nome “Melhor” não foi por acaso. A nossa proposta é sermos os melhores onde estamos”, diz ele.
Um dos segmentos foco do Melhor Atacadista é chamado de “transformador”, formado por restaurantes, lanchonetes, bares, quiosques etc.

O presidente da rede, Adauto Mesquita supervisiona pessoalmente a instalação da nova loja no Guará

Início em Formosa
Com a experiência de trabalhar em supermercado desde os 12 anos de idade, como repositor, operador de caixa, e gerente de loja desde os 14 anos em Formosa, onde está a matriz, depois vendedor de uma grande rede atacadista do Distrito Federal durante 27 anos, é o próprio Adauto que coordena a implantação das lojas da de rede, que tem seis sócios, dos quais três irmãos Mesquita. “A receita da velocidade de crescimento da rede é a qualificação dos sócios, todos envolvidos intensamente no negocio, e, para melhorar , a contratação do Gerente de Operações, Huender Moreira Lima, um profissional extremamente competente e pessoa do bem”, completa.
A diretoria da rede é composta pelo presidente Adauto Mesquita, Adalberto Mesquita, diretor de TI; Gercino Mesquita, diretor Administrato, Financeiro e Tributário; Gilson Pastor, diretor de Operações; Joveci Andrade , diretor Comercial; e Reginaldo Gomes, diretor de Logistica.
A loja do Guará vai funcionar das 7h às 22h de segunda a sábado, e das 8h às 20h aos domingos e feriados.