Reunião integra governo e comunidade no combate à dengue

O combate ao mosquito Aedes aegypti exige responsabilidade da administração pública e do cidadão. Por isso, a Administração Regional do Guará promove, nesta quinta-feira (12), reunião com servidores da Vigilância Ambiental, do Serviço de Limpeza Urbana (SLU), moradores, líderes comunitários e síndicos do Guará para tratar sobre as ações preventivas que estão sendo realizadas, como o cidadão pode colaborar no enfrentamento ao mosquito, tratamento adequado do lixo entre outras informações educativas com o intuito de formar multiplicadores para a sua comunidade.

“Estamos atuando de forma integrada com diversos órgãos e aproximando a comunidade desse processo. Sabemos que a educação é primordial para a redução dos casos de dengue na nossa cidade e não mediremos esforços.”, afirma a administradora regional, Luciane Quintana.

Essa é a segunda reunião comunitária realizada em 2019 pela Administração Regional do Guará sobre a dengue. Em julho, a comunidade também participou da “Ação Educativa Pró-Guará”. No mesmo período, a regional lançou o projeto “Guará sem lixo” que semanalmente recolhe materiais inservíveis (recolhimento de móveis velhos, colchões, lixo eletrônico e garrafas de vidro de forma exclusiva) na residência dos moradores. Essa é mais uma atitude para eliminar o número de registros de dengue na região administrativa. O mutirão segue um calendário específico disponibilizado no site da administração regional (www.guara.df.gov.br)  em um sistema de rodízio nas quadras, atendendo prioritariamente as áreas mais críticas de acordo com os relatórios da Secretaria da Saúde e Ouvidoria.

O esforço conjunto é uma das diretrizes do Governo do Distrito Federal que apresentou nesta semana, o plano de enfrentamento da dengue para o próximo ano. As ações vão mobilizar uma força-tarefa com o envolvimento de 13 órgãos do GDF e vão passar por todas as cidades do DF.