Hidroterapia para melhorar a vida

Para relaxar e exercitar os músculos, pessoas como Milena de Moraes procuram especialistas, como os da Água Vida

Milena Silva de Moraes tem paralisia cerebral, segundo relato da mãe, provocada por erro médico. O termo “Paralisia Cerebral” engloba um grande espectro de entidades clínicas que se manifestam por uma desordem no desenvolvimento motor, amplamente variável. Trata-se de um complexo de sintomas mais do que de uma doença específica, cujo o denominador comum é o fato de ser decorrente de uma lesão não progressiva do sistema nervoso central imaturo.
Mesmo com muitas limitações imposta pela lesão, Milena nunca abriu mão de seus objetivos. Com a ajuda de sua mãe, Jocília, ela conseguiu terminar o segundo grau em escola pública. E como sempre sonhou em cursar direito, com muito estudo e determinação, conseguiu entrar na UNB.
Por isso, a vida de Milena é corrida. Além da faculdade, ela é jogadora de bocha e participa de campeonatos em todo o Brasil. Em meio a tanto estudo e jogos, Milena sente a tensão de tanta atividade, e isso faz com que seu tônus muscular aumente, fazendo com que seja mais incômodo o fato de passar o dia sentada em sua cadeira motorizada. Para relaxar essa musculatura tensionada, Milena faz fisioterapia aquática (hidroterapia) na academia Água Vida, no Guará II.
Durante o atendimento é realizado alongamentos passivo e ativo assistido e, ao fim da sessão, é feito um trabalho de relaxamento desses músculos tensionados. Milena relata que após a sessão seu corpo fica tão relaxado que até melhora a qualidade do sono. E esse é apenas um dos benefícios da terapia na água, além da ativação muscular, redução de edema, aumento do retorno venoso, diminuição da espasticidade, reação de estratégia de equilíbrio, tempo de resposta maior (em situação de desequilíbrio) e inicio da transferência de peso.