Professor guaraense lança site Educação em Foco

O site EDUCAÇÃO EM FOCO, idealizado pelo pedagogo Cláudio Moraes, é uma plataforma para informar sobre seus projetos educacionais pessoais, notícias na área da Pedagogia e sua trajetória na Educação aqui no DF. Atualmente ele ministra aulas nos cursos de Pedagogia nas disciplinas de Fundamentos Metodológicos das Ciências Naturais e em Gestão e Orientação Educacional.

O professor

A história do prof. Cláudio na Educação começa no ano de 1998 quando integrou como monitor na capacitação de professores pelo Programa de Educação Ambiental e Ecologia Humana da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. Logo em seguida, em 1999, ministrou suas primeiras aulas de Educação Infantil na Escola Pedaço do Paraíso em Cristalina de Goiás, trabalhando com iniciação teatral com as crianças. Em agosto de 1999 participou do Projeto Quilombos da Comunidade Kalunga no Município de Monte Alegre de Goiás, desenvolvendo atividades pedagógicas por meio da Educação Ambiental com essa Comunidade Quilombola. De 2000 a 2003 entrou na Escola Vivendo & Aprendendo como professor assistente na área da Educação Infantil. Trabalhando com crianças de 1 ano e 8 meses até 6 anos. Essa escola foi o grande marco em sua vida e no aprendizado humano e na Pedagogia. E durante o trabalho nesta Escola se tornou também facilitador em 2002 do Curso Técnico de Agropecuária e Desenvolvimento Sustentável pela Faculdade de Educação da UnB, no qual capacitava 60 assentados rurais na formação desse curso técnico. Onde se utilizou a Pedagogia da Alternância que inspirou Paulo Freire.

Já de 2006 a 2010 foi instrutor do Senai – DF com as disciplinas de Associativismo, Educação Ambiental, Sistema de Gestão Ambiental, Matemática e Higiene e Segurança no Trabalho. Em 2008 criou o Projeto Palhaço Verde que trabalha com crianças a Arte-Educação Ambiental de forma lúdica. E mais tarde levou o mesmo projeto para adultos. No ano de 2010 foi professor voluntário de oficinas de iniciação à palhaçaria atuando com adolescentes no Centro Espírita André Luiz.

E também no ano de 2008 criou o método palhaço-pedagógico que é um método de ensino na educação superior utilizando a ferramenta pedagógica do palhaço como didática. Onde o palhaço em sala de aula atua como provocador de temas educacionais com os alunos e alunas, proporcionando assim a reflexão por meio da arte-educação.
E foi aí que, em outubro de 2015, criou as Oficinas Vivenciais ‘O PALHAÇO INTERIOR’ desenvolvendo por meio da Ludopedagogia oficinas e cursos voltados para a arte do palhaço. Trabalhando o autoconhecimento, a autoaceitação e o valor terapêutico com os participantes dessa formação pedagógica e artística.

No ano passado, em 2019, atuou como orientador socioeducativo na Escola Casa de Ismael desenvolvendo um trabalho com crianças e adolescentes em estado de vulnerabilidade social.

Cláudio Moraes é também colunista no Jornal Estação Brasília, professor universitário, pedagogo, especialista em Práticas Inovadoras na Educação e pós-graduando em Docência do Ensino Superior com Metodologias Ativas de Aprendizagem.

Conheça o Educação em Foco:

 https://sites.google.com/view/educacaoemfocoprofclaudio/in%C3%ADcio?authuser=0