Parques reabrem com reforço na prevenção contra coronavírus

Secretaria de Esporte destacou três servidores por unidade, além de 200 voluntários de educação física, para orientar o público sobre as regras de funcionamento

As manhãs ensolaradas na capital da República ajudou a reabertura dos 18 parques urbanos do DF, inclindo o Parque do Guará. Fechadas há mais de 60 dias como medida preventiva contra a proliferação da Covid-19, as unidades amanheceram nesta quarta-feira, 3 de junho, com os portões abertos, mas com poucos visitantes. A ação ocorre de acordo com o levantamento feito pela Casa Civil para a abertura gradativa das atividades.
“Foi uma retomada muito tranquila”, avalia a secretária de Esporte e Lazer, Celina Leão. “A população está consciente, e muita gente está chegando de máscara. Quem chegava sem [a máscara), a gente orientava que é importante o uso, para segurança de todos. Estamos tomando todas as medidas para que seja algo com o máximo de segurança possível.”
Segundo a secretária, o governo distribuiu equipes em todas os locais para reforçar as ações de prevenção e orientação. Em cada parque, há pelo menos três servidores apoiando as atividades, além de 200 profissionais de educação física, que ajudam na orientação e abordagem dos frequentadores.

CONSCIENTIZAÇÃO
“O atleta, a pessoa que gosta do esporte, está consciente e sabe da importância de que tudo dê certo, para que possamos seguir com a retomada da prática de esportes aqui no Distrito Federal”, ressalta a secretária.
O empresário Jessé Nepomuceno, proprietário de uma academia em São Sebastião, fez questão de participar da ação do governo nos parques. “Coloquei todos os meus funcionários no Paranoá, Asa Sul e Asa Norte para ajudar”, conta. “A gente entende que o governo, nesse momento, precisa de nós para esclarecer a população de que a atividade física é uma essencial para combater esse vírus”.
Nepomuceno avalia que a população tem necessidade de sair de casa para se exercitar, tanto quanto de ir “ao supermercado fazer compras”. O empresário se mostra focado, contudo, na necessidade de se adaptar à nova rotina. “Claro que nada é como antes. Precisamos tomar algumas medidas de segurança”.

POPULAÇÃO APROVA
Moradores aprovaram a iniciativa de reabertura dos parques. Ana Alice Mascarenhas, moradora da QE 32, disse preferir o espaço ao calçadão. “O calçadão do Guará II está lotado, o dia inteiro tem muita gente caminhando, correndo, andando de bicicleta. É quase impossível não esbarrar em alguém. O Parque do Guará, além de ser amplo, é pouco frequentado, isso facilita o afastamento. O único problema é não ter banheiros para a população, em treinos de longa duração e com grande consumo de líquidos, isso é importante”, desabafa.
O engenheiro Roberto Jurião é outro frequentador assíduo que pode retornar ao parque. “O parque é um oásis de tranquilidade no Guará. Pena que a estrutura ainda é muito precária, principalmente para quem vem aqui para curtir a natureza com a família. Mas, como as casas do Guará são pequenas, é uma chance de andar com tranquilidade ao ar livre. Pena não podermos trazer os cachorros”.

PECs proibidos
Não apenas no Parque do Guará, mas em toda a cidade o uso de Pontos de Encontro Comunitários (os equipamentos amarelos de ginástica, destinado aos idosos, está proibido. Já havia um entendimento de que todos os equipamentos públicos destinados a práticas de musculação, alongamento ou ginástica não deveriam ser usados para evitar a disseminação do novo coronavírus. Porém, agora, a proibição está em decreto do governador Ibaneis Rocha (MDB), publicado em edição extra do Diário Oficial do DF nesta sexta-feira (05 de junho).
A partir desta sexta, quem usar os PECs poderá ser multado e ainda responder pelo crime de infração de medida sanitária preventiva, que trata o artigo 268, do Código Penal. A pena prevista em lei é de detenção, de um mês a um ano, além de multa. Cabe à Administração Regional do Guará o bloqueio dos aparelhos da cidade.
O Decreto nº 4.853 visa garantir que a população, mesmo com a liberação de parques e pistas de caminhada, siga as medidas de combate à Covid-19, além de preservar a manutenção da saúde na capital.