Izalci inicia projeto Café Virtual

Senador que tem base eleitoral no Guará, quer continuar ouvindo os moradores do DF

Como o distanciamento social tem sido uma ação eficaz para conter a disseminação do coronavírus, o senador Izalci Lucas (PSDB/DF), preocupado em saber o que está acontecendo no Distrito Federal, está lançando o Café Virtual que é um projeto de reuniões online com os segmentos representativos da sociedade em geral de todo o DF. O objetivo do parlamentar é saber quais são os anseios e reivindicações de cada área.
“Com a pandemia, temos que nos submeter ao isolamento social seguindo as recomendações da OMS (Organização Mundial da Saúde). Mas, isso não quer dizer que temos que parar o nosso trabalho em prol do Distrito Federal. O Café Virtual vai possibilitar que a gente saiba como podemos ajudar os segmentos e contribuir para viabilizar a solução de alguns problemas”, destaca Izalci Lucas.
Na edição de estreia, o senador Izalci conversou com representantes dos policiais militares do Distrito Federal que estão acompanhando de perto a tramitação da medida provisória 971/2020 que estabelece o reajuste para as três forças de segurança pública da capital federal. Os PMs questionaram o parlamentar sobre emendas que podem prejudicar os policiais. Ao mesmo tempo, os militares pediram o apoio do senador para resolver pendências administrativas que precisam ser sanadas por meio da alteração da legislação vigente.
Izalci informou aos policiais militares que tem conversado com o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Jorge Oliveira, que é oficial da reserva da PMDF, e com o secretário de Segurança Pública do DF, Anderson Torres, para chegar a um consenso quanto às solicitações que foram apresentadas como emendas à MP.

Defesa dos militares
“Temos conversado com o ministro Jorge Oliveira e com o secretário de Segurança, Anderson Torres, a respeito das emendas que foram apresentadas à medida provisória. O problema é que, a grande maioria delas, esbarra no vício de iniciativa (quando a competência constitucional não cabe aos parlamentares). Então, vamos em conjunto, construir uma proposta que atendam essas reivindicações das três categorias”, explica o senador.
Durante o bate-papo virtual, os policiais militares agradeceram o empenho do senador Izalci Lucas em ajudar a resolver a questão da recomposição salarial da PMDF. “Essa história do nosso reajuste, já havia sido esquecida e abandonada pelos outros parlamentares. Aí, o senhor foi lá e levou o debate para dentro do Congresso Nacional. Muito obrigado”, reconheceu um dos representantes dos policiais.
Ao final, Izalci Lucas se comprometeu em levar as reivindicações feitas ao governo federal e ao GDF. “Vocês podem continuar contando comigo para que, não só vocês PMs, mas todas as forças de segurança pública do Distrito Federal, tenham melhores condições de trabalho e o reconhecimento merecido”, concluiu o senador.