PPP do Cave no segundo semestre

Secretário de Projetos Especiais, Everardo Gueiros, garante que processos do complexo e do kartódromo aguardam apenas parecer do Tribunal de Contas do DF. Casa da Cultura não foi incluída na área a ser privatizada

Segundoa Secretaria de Projetos Especiais, a Casa da Cultura seria reformada pelo concessionário, mas continuaria sob gerência do poder público. O Teatro de Arena seria reformado e administrado pelo concessionário, mantendo sua função.

Não há mais volta, a PPP do Cave está confirmada e deve ser lançada no segundo semestre. A garantia é do secretário de Projetos Especiais, Everardo Gueiros, em entrevista exclusiva ao Jornal do Guará, publicada na edição da semana passada. O GDF aguarda apenas o parecer do Tribunal de Contas do Distrito Federal, última etapa legal para a publicação do edital para a contratação do concessionário. Na entrevista, o secretário confirmou também para até o final do ano o lançamento da concessão pública do kartódromo do Guará, mas separadamente, para abrir a possibilidade de interesse de mesmos concorrentes para as duas áreas.
Gueiros explicou também que não há mais possibilidade de fazer novas consultas aos moradores do Guará, etapa vencida na audiência pública e na janela de sugestões abertas na internet, e pode aceitar mais alguma, desde que não desfigure o projeto e venha reduzir a equação econômico/financeira aos interessados, como a retirada do Centro de Convivência do Idoso (CCI) e do Teatro de Arena da área a ser privatizada – a Casa da Cultura não foi incluída e continuará sendo pública e ligada à Administração Regional do Guará. Entre as sugestões consideradas por ele como viáveis de incluir na licitação está um desconto para os moradores da cidade nas atividades sociais e esportivas que serão exploradas pelo concessionário, principalmente no kartódromo. Em relação às críticas de de que a audiência pública realizada no início do ano passado não tenha considerado as sugestões apresentadas, ele garante que foram aproveitadas as mais viáveis.
A principal alteração no projeto a ser oferecido na licitação será a previsão da conclusão do estádio do Cave, que estava previsto, no projeto original, para ser entregue reformado, mas que foi todo detonado e abandonado depois que o governo Agnelo não aproveitou os recursos do convênio com o Ministério do Esporte.

Mecânicos não serão prejudicados
O secretário de Projetos Especiais garante também que os mecânicos não precisam se preocupar com a retirada deles do kartódromo, porque o novo concessionário vai continuar precisando da maioria para a continuação das atividades. “Eles não estão sendo expulsos, mas vão ter que sair para que o novo concessionário possa fazer as reformas físicas e estruturais que estão previstas no projeto. O que não pode é permitirmos que um grupo pequeno continue usufruindo de uma área pública em detrimento da maioria da população, como é hoje, sem pagar nada por isso”, disse Gueiros.
Outra informação relevante para os idosos que utilizam o CCI é que a construção de uma nova sede, mais moderna e mais confortável, pelo concessionário é uma das exigências do edital, em local ainda a ser definido, mas dentro da área do Cave e fora da área a ser privatizada.
Três grandes clubes do futebol brasileiro e outro clube do DF, e um grupo chinês já manifestaram interesse na concessão do Cave e dois grupos grupos ao kartódromo, de acordo com Everardo Gueiros.