Baby Face no Guará, pela Cerrado FM

Afilhado de Toninho Pop, com décadas de experiência nas rádios de Brasília, o radialista agora está na Cerrado FM, no Guará

A mais nova rádio de Brasília fica no Guará. A Cerrado Fm está instalada na QE 46, no edifício Valentina e ali está um dos locutores mais famosos de Brasília: Baby Face, com o programa Pediu Tocou, executando as músicas que marcaram várias gerações.

Baby Face tem longa história de sucesso nas rádios brasilienses, com décadas de experiência na rádio JK.

História

O carioca Washington Lima, ainda garoto, era conhecido nas ruas de Taguatinga como o Arapinha. Junto a amigos, fazia parte da comissão organizadora da festa junina da quadra QNE 28. O arraiá” atraía grande público. Por isso, o grupo contratou uma equipe de som para animar a festa. “Tudo pronto, na última hora, o DJ não aparece no local. A alternativa encontrada foi indicar um nome para substituí-lo”, conta o dj. Foi assim, que o Arapinha conheceu o mundo mágico da música. Encarou a pick up e o garoto da QNE agradou tanto que três dias após a festa foi contratado como DJ pela equipe de som.

Época do vinil, de Luís Gonzaga nas paradas de sucesso, do Chiclete com Banana conquistando o país com a música Grito de Guerra, o garoto simples mudava completamente sua rotina. Deixava de ser calibrador de pneu em postos de gasolina, vendedor de picolé, laranjinha e bolo no Setor de Indústria e passa a animar diversas festas nos finais de semana. Nascia, então, o DJ Arapinha.

 

Também no futebol

Mas o garoto não era conhecido apenas pelas baladas. Arapinha foi craque no futsal e destaque no time Kidute do Núcleo Bandeirante, depois campeão por diversas vezes pelo CIT (Clube da Indústria de Taguatinga). Morador da QNE-28 tornou-se referência para a garotada da época. No tradicional Torneio Arimatéia de Taguatinga foi campeão por quatro anos, três vezes vice-campeão e premiado como jogador destaque da competição. Todos os prêmios lhe renderam convites para participar de outras equipes, mas a escolha foi pelo o ASTER (Associação dos Servidores da Terracap), dirigido, na época, por Raimundo Ribeiro Queiroz, grande amigo e responsável por novas portas que se abriram para o craque. Durante cinco anos, Arapinha também foi servidor da Terracap. Atuou como Assistente Administrativo, nas funções de garçom e motorista.

 

Toninho Pop

Além do trabalho na Terracap, o DJ encontrava tempo para acompanhar os eventos de Brasília apresentados pelo radialista mais famoso da cidade e seu grande ídolo: Toninho Pop. Para o Arapinha, estar ao lado do Pop era um sonho realizado. As festas aconteciam todos os finais de semana e sua função era carregar os discos e cuidar da bilheteria. Assim, o Arapinha, aprendiz e fã de Toninho Pop conquistou mais um grande amigo. De um lado, ele sonhava ser como o Pop, de outro, Toninho o incentivava a estudar, a fazer um curso universitário.

O conselho valeu. Arapinha foi aprovado no vestibular do Uniceub para o curso de repórter fotográfico. Quatro anos depois a etapa foi vencida. Veio a formatura e mais uma fonte de renda: fotografar eventos da Capital do país. A perspectiva de sucesso na nova profissão o fez se desligar da função de Assistente Administrativo da Terracap. Tudo ia bem até que em 1994 acontece um fato triste. O jovem foi roubado e perdeu todo o equipamento de trabalho, incluindo três máquinas fotográficas de última geração.

Sem condições financeiras de recuperar o prejuízo, decide pedir ajuda ao amigo Toninho Pop, naquele tempo, diretor na Rádio Atividade FM. A resposta não poderia ser melhor: “por você ser um guerreiro vou contratá-lo como meu assistente a partir de amanhã”. O jovem investiu tudo o que ganhou no equipamento que foi roubado. Por isso, só tinha uma calça jeans, uma camisa e um tênis. Toninho Pop, percebendo a dificuldade do amigo, o leva a uma loja e compra roupas e sapato para que ele pudesse se apresentar melhor no trabalho e nas festas. Depois, ganhou o primeiro blazer da vida, também presente do Pop.

 

Baby Face

Pouco tempo depois de um mês na Rádio Atividade surge mais uma chance para o jovem. No dia da entrega de prêmios da rádio, na cidade de Águas Claras, o locutor responsável teve um problema e faltou ao trabalho. Toninho Pop, então, propõe ao seu assistente o substitua. Sonho antigo de ser um locutor, ele não só aceitou como deu conta do recado e fez o maior sucesso. O proprietário da emissora gostou do que ouviu e ligou imediatamente para saber quem havia feito a promoção. Toninho responde: “esse é um novo talento que estou lançando no mercado”. Dois dias depois ele é chamado outra vez para mais uma locução. Foi então que o Pop sugeriu um nome artístico para o rapaz. Outro amigo, o locutor Osvaldão, que estava na sala, saiu logo com uma brincadeira: “ele tem cara de bebê chorão”. Bastou esta frase para que o Toninho lançasse ali o Baby Face. Não deu outra, o nome pegou mesmo. Foram seis anos de Rádio Atividade. Baby Face tornou-se animador e locutor profissional.

Durante três anos atuou na Rádio Mega FM. Foi então que se transferiu para a capital de Tocantins. Seis meses trabalhando na Rádio Jovem Palmas e mais uma surpresa em sua vida. É que em visita àquela cidade, o então Deputado Federal, Paulo Otávio (PFL/DF) percebe o talento do locutor e o convida para trabalhar na Rádio JK-FM que estava em fase de montagem em Brasília. Convite aceito, Baby retorna ao cenário onde iniciou a sua carreira. Coincidência maior, impossível: a Rádio estava sendo instalada em Taguatinga.

Antes mesmo da inauguração Baby Face põe a mão na massa e faz a assessoria na instalação da emissora. De lá pra cá já são quase dezesseis anos na Rádio JK-FM. Comandou o programa “Samba, Pagode e Companhia”, pontuado entre os primeiros colocados pelo IBOPE. Foi Coordenador de Promoção e locutor do quadro “Invasão Premiada da JK”, outro destaque na audiência.

Paralelo ao trabalho na JK, Baby Face empresariou diversos artistas na cidade. Foi o primeiro DJ Country de Brasília, animando as tradicionais terças-feiras no Boliche do Park Shopping, que reunia, em média, mil e quinhentas pessoas por noite. Baby ainda apresentava inúmeros shows de talentos já consagrados na música brasileira.

 

Cerrado FM

Baby face agora é apresentador da Cerrado FM, mais nova radio Brasília, instalada na QE 46 do Guará, de segunda àsexta de 19h às 23h e aos sábados de 6h ás 11h.