Aulas de música ajudam a superar isolamento social

Iniciar ou aprofundar o aprendizado de um instrumento musical, ainda que seja voz, ajuda a aliviar as angústias trazidas pela pandemia

Por conta da pandemia do coronavírus a rotina de muitos brasileiros mudou. Trabalhos presenciais passaram a ser adaptados para a modalidade “home office” e muitos tiveram que enfrentar os desafios da nova rotina. A falta de interação social trouxe à tona problemas psicológicos e angústias em muitas pessoas. Para aplacar estes sintomas, e distrair-se, nada melhor que aprender algo prazeroso, como a tocar um instrumento ou a cantar.

Os alunos Rafael Oliveira e Eduarda Vaz conseguiram manter o aprendizado de música mesmo de casa, através das aulas online.
Ensino a Distância

Após instituições de ensino terem as aulas presenciais interrompidas por conta da pandemia, profissionais de ensino tiveram que se renovar. Aqueles que não eram familiarizados com câmeras, tiveram que se adaptar. Acompanhar um aluno remotamente exige mais cuidados do profissional para que o aluno não perca o desempenho.
Se para professores de escolas públicas, particulares e até mesmo de ensino superior é difícil, professores de música têm um desafio maior, pois não é apenas atrair a atenção do aluno ou explicar um conteúdo, mas entra a parte dos instrumentos musicais, o que exige uma atenção redobrada.

O professor de violão, Vitor Castro, adaptou suas aulas para conseguirem melhores resultados à distância
Modalidades

Em período de distanciamento social, duas modalidades são recomendadas: as aulas à distância, via Whatsapp ou outros aplicativos, e as aulas individuais. Nas aulas individuais, apenas o aluno e o professor ficam na mesma sala, que precisa ser ampla e arejada. Estas condições são oferecidas pela Espaço Sonoro, do Guará.
Em nova sede, no conjunto L da QE 26 do Guará, e salas mais amplas, a escola continua oferecendo os cursos para os alunos, mas com atenção redobrada para evitar a contaminação de professores e alunos.
Os professores da Espaço Sonoro, cuidadosamente selecionados dão aulas de piano, teclado, violão, guitarra, baixo, violino, canto, utilizando as metodologias de ensino consagradas. As aulas são sempre individuais em salas completamente equipadas, com exceção das aulas de canto para adultos (há uma turma específica para a terceira idade), musicalização para crianças (a partir de 2 anos) e desenho digital.