Coleta seletiva volta ao Guará

A partir de segunda-feira,10 de agosto, o serviço de coleta seletiva de lixo voltou a atuar na cidade, após interrupção desde o início do ano passado por falta de contrato com empresas de serviço. A Suma Brasil passa fazer a coleta no Guará, após aprovação de seus planos de risco e segurança.
Toda a coleta seletiva realizada pelas empresas vai para as cooperativas que mantêm contrato de triagem com o SLU e que atuam dentro dos galpões gerenciados pelo órgão. Ao todo, o SLU tem 29 contratos com cooperativas de catadores. Desses, 11 são de coleta seletiva e 18 de triagem.
Para saber os dias e horários que a coleta seletiva atenderá sua região, acesse www.slu.df.gov.br.


O que é e como funciona a coleta seletiva

Coleta seletiva é o recolhimento de materiais recicláveis (papel, plástico, metal) que não devem ser misturados ao lixo comum das residências ou local de trabalho. Trata-se de um cuidado dado ao resíduo que começa com a separação dos materiais em orgânicos e inorgânicos, e, em seguida, com a disposição correta para o reaproveitamento e reciclagem.
De forma a sensibilizar as pessoas para questão do correto tratamento que os resíduos sólidos produzidos no dia-a-dia devem receber, seja nos ambientes públicos ou privados, a coleta seletiva também funciona como um processo de educação ambiental, na medida em que conscientiza as pessoas sobre os problemas do desperdício de recursos naturais e da poluição causada pelo lixo.