Compensação pela construção do Polo de Moda será feita longe do Guará

A Terracap e o Instituto Brasília Ambiental (Ibram) publicaram nesta segunda-feira, 17 de agosto, um aditivo da Compensação Ambiental pela construção do Polo de Moda no Guará. A companhia imobiliária comprometeu-se em 2017 a investir mais de R$ 4 milhões (Exatos R$ 4.151.745,31) em unidades de conservação do Distrito Federal em cinco anos. Curiosamente, as áreas de preservação e parques vivenciais do Guará – Ezechias Heringer, Parque Denner e Parque dos Eucaliptos -, não estão incluídas na lista. Ou seja, o dano ambiental foi provocado no Guará, mas a compensação será feita longe daqui.

Segundo o acordo, a Terracap investirá a compensação  no Parque de Águas Claras, Parque do Areal, Parque Vivencial do Anfiteatro Natural, Enseada Norte, Parque das Garças, Parque Garça Branca, Parque Canjerana, Península Sul, Morro do Careca, Parque do Lago Norte, Parque do Recanto das Emas, e agora, pelo termo aditivo publicado, somam-se a Floresta Distrital dos Pinheiros e o Santuário da Vida Silvestre do Riacho Fundo.

 

Polo de Moda e o Parque Denner

O Polo de Moda do Guará foi criado entre 1998 e 1999, portanto, há 21 anos, no Governo Roriz, para abrigar pequenas indústrias de moda espalhadas pela cidade. Mas, desde o início, o processo foi desvirtuado, com a distribuição farta de lotes a apadrinhados do governo sem comprovação de atividades industriais e também a atividades que nada tinham a ver com o objetivo do polo. Dos 423 lotes distribuídos, 273 foram destinados a costureiras e fabricantes de produtos de moda. Mas, logo depois começou o segundo desvirtuamento do projeto, com a transformação da maioria dos lotes em edifícios de quitinetes, parte deles concentrada na mão de especuladores, alguns deles ligados ao secretário de Indústria e Comércio da época.

Como havia uma nascente na área, o governo teve que deixar uma parte preservada, onde foi implantado o Parque Denner (nome em homenagem ao famoso costureiro brasileiro Denner Pamplona de Abreu, morto em 1978).  Mesmo cercado e preservado, o parque recebeu poucos investimentos do governo nesse período, apenas uma quadra esportiva e uma pista de caminhada. A maior parte das árvores lá existentes foi plantada por voluntários.

 

TERMO-DE-COMPROMISSO-Nº-100.02-2017

ADITIVO