O projeto urbanístico para as quatro praças do Polo de Moda, aprovado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação, entrou em fase de licitação pela Terracap. Diferente do projeto original do Polo de Moda, de 1998, as novas diretrizes incorporam os quiosques da quadra. Não apenas os existentes, mas cria novos espaços para quiosques, como por exemplo na entrada da quadra, na Praça da Moda.
O projeto elaborado demonstra o detalhamento paisagístico, como a acessibilidade às quatro praças: da Moda, da Igreja, Central e da Faculdade.
“Tal contratação faz-se necessária tendo em vista manter atendida a demanda de moradores do Polo de Modas do Guará e do entorno, já que as praças consolidadas atualmente estão parcialmente ou totalmente debilitadas necessitando, portanto, de reformas e tratamento paisagístico a fim de manter a qualidade ambiental e urbanística do setor.
As praças Central e da Faculdade são as mais debilitadas e possuem a menor quantidade de material em condições de reaproveitamento. Ambas necessitam da construção de nova pavimentação em concreto, plantação de vegetação rasteira e de médio porte e instalação de novo mobiliário urbano. A Praça da Faculdade ainda possui uma quadra poliesportiva cujos equipamentos necessitam de total substituição.
As praças da Moda e Central se encontram em melhor estado, porém necessitam de serviços de demolição e construção em diferentes pontos a fim de adequá-las aos parâmetros necessários de urbanismo e paisagismo.
Todas as praças carecem de complementação na instalação de mobiliário urbano e de vegetação rasteira e de porte médio. Além disso, necessitam de de estacionamentos para carros e motos nas dimensões corretas bem como de local adequado para quiosques e espaços para contêineres de lixo” detalha a Terracap em seu projeto básico.
Quiosques
A Praça da Moda fica na entrada do Polo de Modas, ao lado da Via Contorno, uma das principais da cidade, e em frente à QE 32 do Guará II, predominantemente residencial. Os lotes no seu entorno estão quase todos ocupados, em sua maioria com uso comercia de bens e serviços, especialmente restaurantes. Por este motivo, mais um quiosque na praça acarretaria no agravamento da concorrência desleal aos comerciantes legalmente estabelecidos.
Por ter um maior grau de integração com a cidade, a Praça da Moda foi pensada como “vitrine” do Polo de Modas, e destinada a feiras, eventos culturais e de divulgação.
A documentação da licitação está disponível no site da Terracap, neste link.