Que tal voltar a jogar queimada?

Atividades acontecem no Parque do Guará, três vezes por semana. Esporte foi muito praticado nas décadas de 60 a 80

Tem quadra, bola, uniforme, tênis, suor, linguajar próprio, estratégia, regras e juíza, mas não é nenhum esporte que as pessoas estão acostumadas a ver ou praticar. Estamos falando da queimada. Sim, aquela brincadeira que nos remete à infância. Agora, também é coisa de adulto e é levada a sério no Projeto Zoe. Perda de peso, melhoramento do sistema imunológico, diminuição do risco de doenças cardiovasculares, fim do sedentarismo, ajuda na definição dos músculos dos braços e pernas e agilidade no raciocínio estão entre os benefícios alcançados pelas participantes.

O Projeto Zoe é destinado somente às mulheres e os jogos acontecem nas quadras do Parque Ezechias Hering durante a semana. A atividade é aberta à toda comunidade e é totalmente gratuita.

O projeto teve origem em 2015 e recebeu o nome de “Zoe” que significa “vida”. “O objetivo do grupo é resgatar justamente essas brincadeiras da infância, do tempo que a criançada podia ficar na rua onde tudo era motivo para diversão. E escolhemos a queimada, porque é uma atividade que não é muito comum atualmente, mas é muito querida pelas pessoas”, conta Jéssica Martins, uma das pioneiras do Zoe.

Em outros países, a queimada é considerada um esporte, porém no Brasil é classificada como uma atividade física ou recreativa. “Mas isso não quer dizer que seja só brincadeira, tem a descontração sim, mas é uma atividade física de médio a alto grau de intensidade devido à quantidade de quilômetros percorridos durante o treino e a rapidez com que é preciso se movimentar, arremessando ou se esquivando da bola”, destaca a coordenadora.

 

Esporte, atividade física e diversão.

A “brincadeira” é tão levada a sério pela equipe que o grupo possui um time oficial que disputam campeonatos contra outras equipes no DF e já competiram na Bahia.

“Temos a preparação para torneios, treinamos posições táticas, pegamos pesado também, mas não somos um grupo fechado, pelo contrário, estamos sempre de braços abertos para as novatas, para quem não sabe nada de queimada, todo mundo tem oportunidade de jogar, se divertir, se arriscar e esquecer os problemas”, afirma Jéssica Martins.

Além da melhor qualidade da saúde física, o Projeto Zoe também tem o objetivo de restabelecer a saúde mental das participantes, que, por muitas vezes, são mães, donas de casa atarefadas ou profissionais sobrecarregadas que nunca tiram um tempo para si. A partir da atividade física e da interação com outras mulheres, os resultados são os melhores, a autoestima aumenta, melhora o humor, se sente mais motivada e a percepção da vida fica mais leve.

Para participar do projeto basta comparecer ao local de jogos no horário marcado, de preferência com roupas leves e de tênis, e já poderá participar. Ou pode entrar em contato com antecedência e esclarecer alguma dúvida com a coordenadora Jéssica no Whatsapp 99384-5274 e nas redes sociais Instagram.com/projetozoedf e Facebook.com/ZoeQueimada .