Guará ganha primeiro ponto de troca de lixo reciclável por Ecograna

Garrafas pets, papelão e latinhas de alumínio são trocadas em moeda social, que poderá ser usada no comércio da cidade

A Horta Comunitária do Guará inaugurou no sábado, 31 de outubro, durante o 79º Encontro Comunitário, o primeiro ponto de troca da Ecograna, moeda social com poder de compra.   Idealizada pelo Instituto Arapoti, a moeda é trocada por resíduos recicláveis e vale dinheiro na compra de produtos em comércios parceiros, como a padaria Paihoca na QE 38 e a Pão Nosso.

Durante o evento, equipes do Instituto e voluntários da horta receberam moradores da região e de cidades próximas interessados em trocar seus resíduos.  Antônio Soares, do Grupo de Escoteiros Caio Martins do Setor Militar Urbano   levou  garrafas pets, latinhas de alumínio e papelão para  trocar pela moeda. Assim como seu Antônio, a partir de agora, todo cidadão poderá juntar, separar e levar seus resíduos para trocar pela Ecograna e depois comprar nos comércios parceiros.

Para o Secretário-Geral do Ibram, Thulio Morales, a iniciativa é de transformação e contribui para a consciência ambiental ao estimular a população a ter atitudes corretas em relação ao lixo. Para ele, o projeto é tão importante que poderá integrar à Campanha Continue Acertando, lançada pela Secretaria de Meio Ambiente em conjunto com o SLU, ADASA e Ibram, e que tem por objetivo incentivar a reflexão sobre a geração e o descarte de resíduos.

Além de Morales, também compareceram ao lançamento, o Diretor Adjunto do SLU, Rômulo Barbosa, voluntários da Horta Comunitária e a representante da Administração Regional do Guará, Gabriela Correia.

  • Próximos dias de troca:
  • 14 e 28 de novembro, 12 e 26 de dezembro, sempre de 9h às 12h