Dezembro Vermelho em mais uma ação na UBS 3 do Guará

Nesta terça (15), haverá testagem rápida para HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis

O calendário da campanha Dezembro Vermelho terá mais uma ação de testagem para HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). Nesta terça-feira (14), das 13h30 às 17h30, pela Unidade Básica de Saúde 3 (UBS 3) do Guará, o atendimento estará disponível no estacionamento do supermercado Melhor Atacadista, na QE 44 do Guará II.

“A importância de ações como essa é sair de dentro da UBS para buscar as pessoas mais vulneráveis ou as que menos procuram uma unidade de saúde”, destaca a gerente da unidade, Vanusa Oliveira. “Faremos pequenos consultórios com biombos para preservar o sigilo entre médico e paciente.”

Orientações

Além da testagem de HIV e outras ISTs, haverá orientações sobre métodos de prevenção contra o HIV/Aids, como a Profilaxia Pós-Exposição (PEP), medicação que pode ser tomada até 72 horas depois da exposição a uma situação de risco, e a Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP), que, como estratégia de prevenção, pode ser utilizada para parceiros das pessoas vivendo com HIV.

Serão ofertados cerca de 100 testes, mas tudo vai depender da demanda. Os casos que forem considerados mais graves pelos profissionais de saúde terão agendamento para consulta posterior na UBS ou referenciados para os locais apropriados.

“Além do atendimento voltado para a campanha Dezembro Vermelho, haverá orientações odontológicas, atendimento do serviço social, nutrição e distribuição de kits de higiene dental, preservativos, máscaras e álcool gel para as pessoas atendidas”, informa a gerente.

Tratamento contra HIV/Aids

A Secretaria de Saúde (SES) disponibiliza em toda a rede os Serviços de Atendimento Especializado (SAE) em HIV/Aids, centros de tratamento exclusivo para adultos, gestantes e crianças expostas ao HIV nos quais são realizados diagnóstico, acompanhamento e tratamento da doença.

“Nestes serviços são realizados exames complementares para averiguar a situação de saúde e o estágio da infecção da doença para estabelecer o tratamento adequado com os antirretrovirais e outros medicamentos indicados, quando necessário”, explica a gerente de Vigilância de Infecções Sexualmente Transmissíveis, Beatriz Maciel Luz.

Ao todo, são oito unidades públicas de saúde: Hospital Dia da Asa Sul e ambulatórios dos hospitais regionais de Sobradinho, Ceilândia e Universitário de Brasília, além das policlínicas de Taguatinga, Lago Sul, Planaltina e Gama.