Condomínios horizontais serão regularizados este ano

Planejamento da Terracap e da Codhab para 2021 prevê a legalização fundiária de 32,8 mil lotes em condomínios horizontais, incluindo os três do Guará

Os três condomínios horizontais da Região do Guará – Guará Park, Bernardo Sayão e Iapi – estão entre as prioridades da Terracap e da Companhia de Desenvolvimento Habitacional (Codhab) para a regularização ainda este ano. Os três condomínios estão na lista dos 32.805 lotes localizados em antigas colônias agrícolas e Áreas de Reglarização de Interesse Social (Aris) em processo final de regularização. No caso dos condomínios do Guará, o processo está todo pronto, restando apenas a conclusão das obras de infraestrutura – redes de água e esgoto e asfalto – que devem ser entregues ainda no primeiro semestre de 2021. A previsão da Terracap é que o cadastramento dos moradores que queiram adquirir seus lotes seja aberto no início do segundo semestre e a entrega das escrituras até o final do ano.
Além dos 1.154 lotes dos condomínios horizontais do Guará, a Terracap pretende concluir a regularização até o final do ano de 4.289 lotes em Arniqueira, 441 em São Bartolomeu (que inclui o condomínio Ville de Montagne). No final do ano passado, a empresa iniciou a regularização de 1.456 lotes em Arniqueira.

REGISTRO EM CARTÓRIO

De acordo com a Terracap, os locais foram escolhidos a partir do plano estratégico da empresa, previsto para os próximos cinco anos. Até o final de 2021, a agência espera concluir o registro dos lotes em cartório. Segundo a Terracap, em 2019, houve o registro do 1.055 lotes em Vicente Pires Trecho 1 (URB-RP-068/13). A Codhab, foi regularizou a Aris Expansão da Vila São José em Brazlândia (3.767 famílias) e as pontas de quadra da QNP 15 e 19 de Ceilândia (28 famílias).
Em 2020, o Conselho de Planejamento do DF (Conplan) aprovou 13 projetos, contemplando 18.179 habitantes e o GDF publicou 21 decretos com resultados no andamento da regularização de lotes para 42.053 moradores.

 

 

Condomínios Águas Claras, Bernardo Sayão e Iapi vão todos se chamar GUARÁ PARK