Chef Lídia Nasser traz seu complexo gastronômico para o Guará

Para manter a tradição de, pelo menos, uma inauguração por ano, a jovem empresária e chef Lídia Nasser, 32 anos, prepara-se para abrir a terceira unidade do seu Complexo Gastronômico. Depois de Águas Claras e Sudoeste, agora, o escolhido para sediar o novo empreendimento é o ParkShopping.

A terceira unidade do Complexo Gastronômico está prevista para ser inaugurada em março deste ano e, assim como a localizada no Sudoeste, deve agregar três marcas do conglomerado: Empório Árabe Restaurante, Dolce Far Niente e Mayuu Sushi.

Nesse formato empresarial, que já é um sucesso, a chef comanda diferentes gastronomias, em ambientes temáticos, mas totalmente integrados: na mesma mesa, os clientes podem pedir pizza, um combinado de sushi e porções de esfihas, por exemplo, o que possibilita uma experiência gastronômica diferente de qualquer outro estabelecimento.

“Estamos motivados com esse novo endereço. Acreditamos que trará ainda mais visibilidade ao nosso Complexo Gastronômico”, avalia Lídia Nasser.

Em Águas Claras, localizado na Av Castanheiras, o Complexo Gastronômico conta com as cinco marcas do grupo: Empório Árabe Restaurante, o italiano e pizzaria Dolce Far Niente, MaYuu Sushi, Dólar Furado Burger (hamburgueria temática) e Delicatus Confeitaria.

Já no Sudoeste, o local escolhido foi a quadra 304, na Primeira Avenida, com três marcas: Empório Árabe, Dolce Far Niente e MaYuu Sushi. “A gente viu que o Sudoeste é uma cidade noturna e familiar, mas com poucas opções de alimentação”, explica Lídia Nasser, que está completando uma década à frente do próprio negócio.

Operação integrada

O formato de Complexo Gastronômico não foi planejado. Esse conceito construiu-se, aos poucos, em Águas Claras. O primeiro restaurante foi o Empório Árabe Restaurante. Depois, vagou uma loja ao lado e nasceu a Dolce Far Niente. E assim, a cada loja vizinha que desocupava, nascia um novo negócio, integrado aos  já existentes.

No início, os restaurantes eram apenas vizinhos. Só depois, veio a ideia de criar uma sistema operacional próprio para que os serviços de uma casa pudessem ser oferecidos na outra e vice-versa.

 

Ambiente

Os projetos são assinados pela arquiteta e irmã da chef, Tatiana Perides. Eles mantêm o mesmo conceito, mas, no Complexo Gastronômico do Sudoeste, além dos serviços, os ambientes também são integrados, embora cada espaço seja delimitado pela proposta e decoração da marca.

Chef Lídia Nasser

 

Com talento nato para empreender, a jovem chef Lídia Nasser, 32 anos, de família libanesa, cresceu em um ambiente empresarial. Quando criança, acompanhava o pai e o ajudava no caixa em um pequeno empório em Taguatinga Norte – aberto em 2005 -, que mais tarde passou a funcionar como restaurante, com capacidade para 12 pessoas.

 

Visionária, a chef notou o potencial da marca e dedicou-se a torná-la grande. Em 2009, quis abrir sua própria unidade. O que tinha para investir eram R$ 50 mil, frutos de um empréstimo bancário, o suficiente para alugar apenas uma loja.

 

Na época, aos 20 anos, a jovem elevou o negócio familiar a outro patamar, com um restaurante Empório Árabe na cidade de Águas Claras. O empreendimento passou a oferecer uma rica mostra da cultura e da comida do Oriente Médio, agregando empório e restaurante.

Sua primeira experiência à frente de uma cozinha foi por uma infeliz obra do destino. Em um domingo, Dia dos Pais, com a casa cheia, seu chef, por quem tinha muito carinho e consideração, sofreu um acidente de moto e morreu. Naquele mesmo dia, com sua equipe, teve de encarar as panelas. Assumiu a liderança e, então, começou a se dedicar e aprender  sobre a gastronomia de suas raízes árabes.

Aquele trágico acontecimento uniu e consolidou a equipe. Parte desses colaboradores estão com a empresária até hoje. Dali por diante, Lídia tomou gosto por empreender e, desde 2013, comemora a marca de, praticamente, uma inauguração por ano.

De lá pra cá, a chef Lídia Nasser já inaugurou outras cinco marcas além do Empório Árabe Restaurante –  Dolce Far Niente, MaYuu Sushi, Dólar Furado Burger, Delicatus Confeitaria e o serviço de buffet, o CinQ Buffet. E também desenvolveu um sistema operacional próprio para atender de forma integrada, criando o conceito de Complexo Gastronômico.

Em Águas Claras, onde tudo começou, essa experiência de degustar vários sabores em um só lugar já pode ser vivenciada há uns três anos e meio. Isso significa que, em uma mesma mesa, é possível atender com todos os cardápios do grupo, com algumas pequenas exceções para respeitar a logística operacional.

No mês de março de 2020, a empresária inaugurou mais um empreendimento, o Complexo Gastronômico do Sudoeste, com unidades da Dolce Far Niente, MaYuu Sushi e Empório Árabe. A proposta traz serviços totalmente integrados.