Administração entrega bomba de água para Horta Comunitária

A Horta Comunitária da QE 38, que tornou-se referência para outros modelos de cultivo no Distrito Federal tem mais um motivo para comemorar: o projeto recebeu um reforço importante para a irrigação dos vegetais.

Na manhã desta terça-feira (19), a administradora regional do Guará, Luciane Quintana, acompanhada da chefe de gabinete do órgão, Vanessa Gama e do representante do gabinete do deputado Delmasso, Paulo Melo,  entregou a bomba de água solicitada pelos voluntários que realizam o plantio e a collheita das  frutas e hortaliças produzidas no local. A Administração Regional do Guará é uma parceira do projeto, atuante na manutenção diária do local. A bomba d’água é resultado da integração com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF) que forneceu o equipamento.

“A Administração Regional valoriza o trabalho voluntário e nos empenhamos enquanto governo buscando solução para a aquisição da bomba providenciada pela Emater e que contou com a união de esforços como a do deputado Delmasso para que essa realização saísse do papel, pois sabemos do amor e da dedicação da comunidade com a horta”, destacou a administradora regional, Luciane Quintana.

A horta já utiliza mecanismos que contribuam para uso consciente do recurso hídrico como a a captação da água da chuva para uso na irrigação e o sistema de gotejamento junto aos pés das plantas, mas ainda assim, faltava a bomba para a uma gestão mais eficiente do uso da água.

“Anteriormente, a irrigação dependia do manuseio humano e isso demorava em média duas horas por dia para irrigar todas as plantas, imagine isso ao longo de um ano? Agora, vai bastar apertar o botão para que a água chegue de forma rápida e uniforme, uma economia do recurso hídrico importante e bastante aguardada”, frisou, a engenheira ambiental, Dái Ribeiro.

Voluntário da horta desde a sua fundação,o militar, Nivaldo Dias, comemorou a colheita de maracujá e chuchu sem agrotóxico. “Aqui, nós sabemos a procedência do alimento e isso nos traz mais segurança para nos alimentarmos”, comemorou. Dias faz parte de um time de 170 voluntários que se reúnem periodicamente para participar da colheita, plantio e ainda de oficinas e palestras sobre educação ambiental ministradas no local. Para participar do projeto, basta entrar em contato pelo Instagram da horta @hortacomunitariadoguara ou pelo telefone: 98568-3562 (Dái).