Aos 60 anos e na academia todos os dias

Zita de Paiva frequenta a academia Água Vida há 34 anos. A sua saúde física e psicológica são as evidências dos benefícios dos exercícios regulares

A moradora da QE 38 viu sua vida mudar muito no ano passado. Com o fechamento das academias por conta da pandemia de Coronavírus, viu sua rotina diária esvaziar-se. Suas caminhadas diárias até a academia e o tempo na sala de musculação foram trocados por treinos em casa, com a ajuda de vídeos do Youtube. Mas, com a reabertura, Zita logo voltou a frequentar a Água Vida. “Me sinto muito bem treinando todos os dias, é bom para minha saúde e para meu humor. A academia toma todos os cuidados para evitar a contaminação e por isso me sinto segura aqui”, conta. Ela já fez natação, hidroginástica e agora dedica-se à musculação, tudo na Água Vida. “Nem resfriado eu pego”, garante


Atividade regular

Que praticar exercícios físicos pode trazer diversos benefícios para a saúde e melhorar consideravelmente o bom funcionamento do organismo, isso todo mundo sabe. Contudo, os benefícios das atividades físicas só são tangíveis e realmente percebidos no dia a dia quando levamos a prática à sério, garantindo uma frequência semanal regular.

A diferença principal entre a prática regular de atividade física e a eventual está no processo de adaptação do corpo após iniciar uma atividade física regular. Por isso, quando praticamos atividade física eventualmente corremos o risco de acabar prejudicando o corpo.

A recomendação do American College of Sports Medicine e a American Heart Association é que todos os adultos saudáveis entre 18 e 65 anos de idade pratiquem atividade física aeróbica de intensidade moderada por, no mínimo, 30 minutos por dia em cinco dias, totalizando 150 minutos por semana; ou de intensidade vigorosa por, no mínimo, 20 minutos em três dias da semana, totalizando 75 minutos por semana.

A atividade física é extremamente eficaz na prevenção e no tratamento de doenças cardiovasculares, metabólicas, psicossomáticas e até mesmo de alguns tipos de câncer. Além da comprovação de redução da mortalidade e melhoria da aptidão cardiorrespiratória, o exercício previne doenças como hipertensão, diabetes, alterações do colesterol e triglicérides, trombose, angina, infarto, AVC (derrame cerebral), osteoporose, entre outras doenças.