Cartão Verde: Garis avaliam positivamente coleta seletiva no meio do Guará II

Os garis analisam a qualidade da coleta seletiva uma vez por semana e aplicam os cartões três vezes (um cartão para cada semana da campanha). Após as três semanas, quem receber três cartões vermelhos será notificado pelo DF Legal, que estipulará prazo para correção. Se persistir no erro, o morador ou condomínio poderá ser multado.

Já está nas ruas a quarta etapa da campanha Cartão Verde, promovida pelo Serviço de Limpeza Urbana (SLU). Nas duas primeiras semanas de avaliação, 983 cartões foram aplicados na Asa Norte, em Taguatinga e no Guará, sendo 456 verdes, 315 amarelos e 212 vermelhos.

“Nosso objetivo é chamar a atenção da população para a importância de todos se engajarem na separação correta dos resíduos recicláveis, porque dessa forma todos ganham: ganham os catadores, ganha o poder público, que reduzirá o material aterrado, e ganha o meio ambiente com a reciclagem dos resíduos que têm valor”, destaca o diretor-adjunto do SLU, Rômulo Barbosa.

 

As aferições

Os levantamentos indicam que a coleta seletiva está sendo muito bem-feita pelos moradores do Guará. Até agora, os garis avaliaram 30 condomínios da QI 23 à QI 33, e nenhum deles recebeu cartão vermelho. Foram aplicados 83 cartões, sendo 73 verdes (quase 90% do total) e dez amarelos.

“A aplicação do cartão vermelho faz com que os condomínios e moradores se mexam para sair dessa situação constrangedora; e, por outro lado, a certificação daqueles que estão fazendo a separação corretamente estimula outros a seguir os bons exemplos”, explica o diretor-adjunto do SLU.

Como funciona

As regiões que participam das etapas da campanha Cartão Verde são escolhidas pelo SLU com base em critérios técnicos de qualidade da coleta seletiva. Cada etapa dura quatro semanas. Na primeira semana, equipes de orientação do SLU visitam residências e condomínios das regiões escolhidas para informar sobre a campanha.

Nas três semanas seguintes, os garis da coleta seletiva entram em ação. Eles avaliam se o conteúdo dos sacos de lixo é predominantemente de recicláveis ou se os materiais estão misturados com orgânicos. Assim, os coletores aplicam os cartões de acordo com o que observam: cartão verde quando a separação está bem-feita, cartão amarelo quando o lixo está um pouco misturado e cartão vermelho quando os moradores não estão fazendo a separação correta.