À ESPERA DE UMA UTI – Guaraense de 35 anos com Covid, internado no Hospital do Guará, está cada vez pior

É uma corrida contra o tempo, travada pelo cuidador de idosos Vanderson Alves Ferreira Costa, 35 anos, morador do Guará e ex-servidor da Administração Regional do Guará, que está internado no Hospital Regional do Guará com Covid-19 à espera de UTI. O estado dele é muito grave e precisa urgentemente de ser submetido à hemodiálise, porque os rins não funcionam há mais há dois dias e ele sente falta de ar e está com febre.

O problema é que o estado dele exige internação em UTI e existem cerca outras 250 pessoas, de acordo com a Secretaria de Saúde, aguardando também o mesmo procedimento. Mesmo com autorização judicial que autorizou a inclusão dele no Sistema de Regulação de Leitos da Secretaria de Saúde, a família não conseguiu ainda a UTI, porque o sistema só permite internações pela ordem de espera.

 

Piorando

Vanderson foi internado no Hospital do Guará, na segunda-feira, 15 de março, com tosse e falta de ar e os exames confirmaram a contaminação por Covid. Desde então, o estado dele piora de forma progressiva. A mulher dele, Natália Simão, chegou a conseguir uma vaga na UTI no Hospital de Santa Maria, mas lá não dispõe de hemodiálise.  Ela reclama que a família tem dificuldade de conseguir informações sobre ele, o que, entretanto, é rotina nos hospitais por causa da quantidade de internações por Covid-19.

Um dia depois de internado, na terça-feira, Vanderson deixou uma mensagem de áudio para a mulher e contou que seria intubado.  “Eu estou na enfermaria, amor. Já pediram para avisar a vocês que vão me intubar. Seja o que Deus quiser. Eu amo muito você e a Lecca (filha do casal)”.

Como o Hospital do Guará não dispõe de instalações adequadas para atendimento de casos mais graves, Vanderson está em um leito improvisado, “com altíssimo chance de óbito”, de acordo com o médico plantonista que o atendeu na quinta-feira, 18 de março, e escreveu no prontuário.

Nas redes sociais, circula um vídeo de Natália pedindo ajuda para conseguir uma UTI para o marido. “No hospital, não tem aparelho para fazer tomografia do pulmão. Eu preciso da ajuda de alguém, porque senão, amanhã, recebo uma ligação dizendo que ele já não está mais entre nós”.

Além do problema renal, a situação de Vanderson é pior porque ele sofre de obesidade mórbida.