O palhaço na sala de aula

O professor guaraense Cláudio Moraes elaborou uma ferramenta didática chamada ‘O PALHAÇO PEDAGÓGICO’ com o intuito de inovar nas salas de aula dos cursos de Pedagogia do Distrito Federal e saiu agora um artigo científico sobre esse seu trabalho na Revista do Uniprojeção

O pedagogo Cláudio Moraes entra em sala como professor, começa a aula e ministra o conteúdo nos cursos de Pedagogia e, em certo momento, pede licença, se retira da sala e se caracteriza como Palhaço Pedagógico, com seu nariz azul, paletó e cueca na cabeça. Caracterizado, retoma à sala de aula como se nada tivesse acontecido, mas agora com sua outra personalidade, a de “ser lúdico” e, entre risos e gargalhadas, a aula ocorre de forma alegre, divertida e com mais atenção dos alunos.

 

Trazer essa temática para as Faculdades de Pedagogia do UniProjeção ganha força, se compreendido que o estudo sobre o Palhaço Pedagógico como ferramenta educacional no ensino superior pode ser melhor explorado.  A figura do palhaço, de acordo com Cláudio Moraes, “busca desconstruir ambientes monótonos e, na procura dessa quebra de barreiras em sala de aula, entre docentes e alunos, trabalhar com a arte e o riso pode ser um caminho a ser seguido pelo ensino superior”. Segundo ele, “o palhaço tem em sua composição a comunicação corporal, pelo olhar e pelo figurino grotesco. O palhaço estabelece um “comunicar”, é uma linguagem própria, com significados e sentidos, é quase um dialeto”.

A partir das experiências do professor Cláudio, a prática da linguagem do palhaço no ensino superior, desenvolvida em sala de aula, no qual o professor em “estado de palhaço” expõe com liberdade de expressão seu lado ridículo e suas fragilidades, passa a ser uma inovadora metodologia de ensino.

Os resultados da pesquisa da presença do Palhaço Pedagógico em sala de aula, executada por Cláudio Moraes e mais duas pesquisadoras da área da educação, Rosângela Barbosa da Silva e Nayara de Oliveira, são os seguintes:

  • Aumento do interesse do aluno pelo conteúdo ministrado pelo professor-palhaço;
  • Quebra de aulas monótonas;
  • Trabalha a criatividade em sala de aula;
  • Aumenta a atenção dos alunos na aula;
  • O riso proporcionado pelo PALHAÇO PEDAGÓGICO provoca empatia do professor com seus alunos;
  • O palhaço é um ser comunicativo e promove ‘competências comunicativas’ entre alunos e professor;
  • Promove um clima descontraído;
  • Elimina uma educação tradicional engessada somente na absorção de conhecimentos;
  • Facilita o aprendizado;
  • E melhora a didática em sala de aula.

 

Leia o artigo completo em:

http://revista.faculdadeprojecao.edu.br/index.php/Projecao3/article/view/1587