VANDERSON MORREU

Ele chegou a ser transferido para a UTI, mas não resistiu à Covid

Mesmo depois de ter conseguido a internação na UTI do Hospital Regional de Santa Maria, Vanderson Alves Ferreira Costa, 35 anos, não resistiu às complicações da Covid e morreu nesta segunda-feira às 11h30. Vander, que trabalhava como cuidador de idosos, estava internado no Hospital Regional do Guará desde segunda-feira, quando sentiu os primeiros sintomas da Covid, cansaço e falta de ar, mas a confirmação de que ele estava com a doença veio na terça-feira depois do segundo exame.

Durante os sete dias que ficou no Hospital do Guará, Anderson teve seu estado agravado, principalmente porque os rins pararam de funcionar e aumentava a falta de ar. A família conseguiu uma ordem judicial para que ele fosse internado numa UTI, mas o Sistema de Regulação de Leitos da Secretaria de Saúde não dispunha de vagas – já são mais de 400 pessoas aguardando a mesma providência. Somente à meia noite deste domingo é que ele foi transferido para o Hospital Regional de Santa Maria, onde passou a receber hemodiálise, mas já era tarde.

Piora progressiva

Um dia depois de internado, na terça-feira, Vanderson deixou uma mensagem de áudio para a mulher e contou que seria intubado.  “Eu estou na enfermaria, amor. Já pediram para avisar a vocês que vão me intubar. Seja o que Deus quiser. Eu amo muito você e a Lecca (filha do casal)”. A situação da saúde dele foi agravada mais ainda por causa da obesidade.

Vanderson trabalho na Administração Regional do Guará na gestão da administradora regional Vânia Gurgel de maio a junho de 2019. Ele havia trabalhado na campanha dela para deputada distrital de 2018.