Poetisa Onã Silva lança Girassóis nos campos da Enfermagem

Em tempos de pandemia é possível contemplar poesia e flores? Esses dias obscuros, que geram medo e incertezas podem ser poéticos e floridos? Respondendo sim para tais perguntas – e cheia de esperança de que dias melhores chegarão –, a enfermeira e escritora Onã Silva, A Poetisa do Cuidar, escreveu, publicou e lançou, recentemente, o livro Girassóis nos campos da Enfermagem. Esta obra traz reflexões poéticas sobre o cuidar, a partir da inspiração em girassóis, com a finalidade de trazer acalanto e amenizar os dias difíceis. Cada página do livro contêm palavras poéticas, como se fossem sementes de girassol semeadas pela poetisa em prol da esperança.

Na introdução, a autora pergunta a si mesma: sou enfermeira ou jardineira do cuidar? Como enfermeira, ela responde, poeticamente, retratando a enfermagem, associada à metáfora dos girassóis; estes, pela visão poética, podem iluminar os caminhos do cuidar e de quem realiza o cuidado. Também, ela se vê como jardineira agindo em diferentes estações, sempre cuidando.

Segundo a autora Onã Silva, a vivência no cuidar e para cuidar se assemelha à metáfora de girassóis nos campos da enfermagem. O girassol, a “flor do sol” é uma planta que por meio do seu tom amarelo-alaranjado retrata a vida, energia, dinamismo; portanto, o girassol nos faz lembrar a saúde.

Este livro traz uma ideia iluminada! Plantar girassóis nos campos da enfermagem e realizar atos cuidadores de forma poética, sensível e inesquecível. A enfermagem, a despeito das demandas, ilumina os campos, semeia luz e paz, em tempos de pandemia; traz esperança em cada cuidar!

Girassóis nos campos da enfermagem é MAIS QUE UM LIVRO. É um projeto de esperança, mediado por reflexões poéticas. É convite para cuidar de si e do outro. É poesia iluminada que pode gerar saúde às pessoas.

Girassóis nos campos da enfermagem é apresentado de forma criativa: KIT contendo o livro poético, um marcador de página, uma caixinha com boton e, junto, algumas  sementes de girassol (para o leitor plantar o seu girassol, a flor do sol, da saúde e da alegria).

 

  • Contatos da autora Onã Silva

E-mail: onatil.silva2@gmail.com

Fone: (61) 99974-4758

Currículo Lattes http://lattes.cnpq.br/5534290842969345  

Site www.onasilva.com.br

instagram.com/onasilva.poetisadocuidar

facebook.com/onasilvapoetisadocuidar

YouTube: Onã Silva A Poetisa do Cuidar

 

Sobre a autora Onã Silva, A Poetisa do Cuidar

 A enfermeira Onã Silva, A Poetisa do Cuidar possui a seguinte formação acadêmica: Graduada em Enfermagem e Artes Cênicas, Pós-Graduada em Saúde Pública, Mestre em Educação, Doutora e Pós-Doutora.  Enfermeira-artista, escritora, cordelista, atriz, artista visual e da moda, realiza performances sobre arte do cuidar.  Desenvolve ações interfaceando arte, cultura e saúde, bem como pesquisando, publicando e divulgando a enfermagem voltada ao conhecimento estético.

Realiza pesquisas e publicações sobre arte, cultura e literatura há vários anos. Escreve diversos gêneros literários: poesia, romance, quadrinhos, cordel, contos e outros.

Filiada a diversas academias literárias.  Idealizou a Academia Internacional de Poetas e Escritores de Enfermagem (Academia IPÊ). Recordista pelo RankBrasil Recordes. Recebeu em 2019, o Título de Cidadã Honorária de Brasília, pela Câmara Legislativa do Distrito Federal. Autora premiada em concursos de poesias, monografias e trabalhos científicos.

Autora de mais de 20 livros publicados, dentre os quais, encontram-se na ELOS – Estante Literária Onã Silva: …Mas a alegria vem pela manhã; O Sol da Justiça; A Quadradinha de Gude; Miriã, uma Enfermeira Bambambã; A Derrota de Penina; Anjinho Minho… Mãezinha Minha…; Mundo-Bola; Histórias da Enfermagem no Universo de Cordel; Cordel do Trabalhador: do labor até o burnô; Voa Balão! Voa Imaginação!; Grandes Enfermeiras: Florence Nightingale e Anna Nery; Enfermagem com Poesia: a arte sensível do cuidar; Estomaterapia: cuidado à fina flor da poesia; Sai pra lá com essa OS, a saúde do povo agradece; Cuidar e Rimar é só começar; Jorge Vianna: de borracheiro a Deputado Distrital Samuzeiro; A viagem fantástica em cordel pela história da enfermagem; Girassóis nos campos da enfermagem; e outros livros individuais e coletivos.