RETORNO OU NÃO DAS AULAS PRESENCIAIS?

O governador do DF afirmou que em agosto desse ano voltarão as aulas presenciais na rede pública e para que isso ocorra os profissionais da educação deverão estar vacinados.
As aulas nas escolas públicas do DF estão em ensino remoto desde 22 de junho de 2020. Já as escolas particulares retornaram suas aulas presenciais em setembro do ano passado.
Esses são alguns questionamentos: Quando irão reabrir as escolas? Como garantir a segurança dos profissionais da educação e dos alunos nessas escolas? E como podemos aprender com outros países que já iniciaram suas aulas presenciais? Será que todos foram bem-sucedidos?
Cada um de vocês leitores deve ter uma opinião sobre o assunto. E digo: cada um possui a liberdade de expressão de dizer algo sobre as escolas permanecerem fechadas ou não durante a pandemia. Essas diversas opiniões é que formam a pluralidade do conhecimento humano.
Uma simulação feita no estado de São Paulo sobre a abertura das escolas descreve que somente 20% do limite dos alunos em sala hoje durante a pandemia é seguro. Fora isso é expor demais os estudantes e os profissionais da educação ao perigo.
Claro que ter escolas fechadas não é algo tão bom, principalmente para os alunos mais vulneráveis socialmente e aqueles que sofrem violência física de alguma forma. Além de que o oferecimento de merenda garante alimentação para milhares de crianças, em especial as mais pobres.
Em pesquisa feita no site NOVA ESCOLA sobre a opinião dos educadores sobre o retorno das aulas presenciais: 78,3% não concordam com esse retorno presencial. O retorno precisa ser gradual e cauteloso, pois estamos lidando com vidas humanas.
Alguns países já estão retornando as aulas presenciais gradativamente. Uns com resultados otimistas e outras situações não muito salutares. Como é o caso de uma escola de Jerusalém onde se identificou 2 casos de corona vírus ao retorna das aulas. A escola precisou ser fechada e sugeriram o isolamento social. Depois nessa escola além de fazerem testes em 178 pessoas (153 alunos e 25 nos profissionais da educação) foi verificado que a maioria estava contaminada com o corona vírus. Isso demostra como é delicado o retorno às aulas presenciais no Brasil e no Mundo durante essa pandemia.
No nosso caso é preciso mais cuidado e atenção em relação a esse retorno em agosto de 2021 aqui no DF.