Artista do Guará expõe em festival na Áustria

O artista visual e cineasta Lemuel Gandara exibirá duas obras IX Festival Cultural do Brasil em Viena

De junho a novembro, ocorrerá o IX Festival Cultural do Brasil em Viena, organizado por Vanessa Noronha Tölle (idealizadora) e pela Associação PAPAGAIO desde 2013 na capital austríaca. Em 2021, ele terá uma perspectiva híbrida (virtual e presencial) em razão da pandemia. O evento conta com o apoio do Weltmuseum Wien e já se destaca como o maior painel da cultura brasileira no país europeu. Neste ano, homenageará o xilogravurista Ciro Fernandes e terá como tema “Os Brasis”, exibindo a diversidade de representações do Brasil em várias instâncias culturais: cinema, fotografia, literatura, dança e artes visuais. A abertura do evento será dia 06 de junho (domingo) – às 13h30 de Brasília, 18h30 de Viena – com a vernissage da Mostra Virtual de Artes Visuais.

Entre os selecionados, está o artista visual e cineasta Lemuel Gandara, nascido em Goiânia, Goiás, e residente no Guará desde 2013. Gandara exibirá duas obras no Festival, as gravuras A palavra é a semente e As maravilhosas histórias do Velho Griô. Ambas apresentam uma reflexão sobre as bases da cultura brasileira revestidas por uma atmosfera espiritualista. Semente retoma a parábola cristã em diálogo com o romance Grande sertão: veredas (1956), de João Guimarães Rosa, para flagrar uma aparição indefinida em movimento sinuoso que alude à alma humana em constante transformação. O Velho Griô, por sua vez, é uma composição em tom de narrativa oral feita pelo personagem central sobre a genealogia afro-brasileira em estado de tensão a partir de uma cena oceânica que passado, presente e futuro se confluem.

De acordo com Gandara (que é também é doutor em Literatura pela Universidade de Brasília e professor no Instituto Federal de Goiás, campus de Formosa), suas peças têm o objetivo de provocar o público e colocá-lo em estado de suspensão através de sinédoques, de metonímias visuais e, principalmente, da síntese imagética dos elementos e das figuras. Além do Festival Cultural do Brasil em Viena, o artista foi selecionado para a 5ª Edição da Bienal Europeia e Latino-Americana de Arte Contemporânea, que ocorrerá em Helsinque, capital da Finlândia, e no Rio de Janeiro no segundo semestre de 2021.

 

Evento: IX Festival Cultural do Brasil em Viena

Links do evento:

Site: https://festivalculturaldobrasil.org

Instagram: https://www.instagram.com/festivalculturaldobrasil/

Canal: https://www.youtube.com/channel/UC8cdGquqsCbG_dwolpneYJg

Quando: 06/06/21 a 30/11/21

Local: presencial Weltmuseum Wien (Heldenplatz, 1010, Viena, Áustria), virtual (canal no YouTube e Instagram)

 

Lemuel Gandara

Site: https://lemuelgandara.com

Instagram: https://www.instagram.com/lemuelgandara/

https://www.youtube.com/channel/UCg7-MxkuEzU_NG4WOGsshNA