Monumento mistura arte e homenagem aos 52 anos

Letreiro instalado em frente à Administração Regional foi um esforço de artistas locais para criar uma referência para a cidade

Monumento está em frente à Administração do Guará. Zakeu Vitor, à esquerda, é o autor da escultura , Miguel teve a ideia e a iniciativa, e Julimar fez a pintura

“Sou + Guará”, um letreiro em letra forma, instalado em frente à Administração Regional do Guará e da via contorno do Guará II, é um misto de monumento e obra de arte, que serve de homenagem aos 52 anos da cidade. A obra é um esforço de três artistas locais e parceria da Administração Regional. A ideia foi do agitador Miguel Edgar Alves, que aproveitou o letreiro da festa junina que promovia no centro do Guará II, e teve a contribuição do escultor Zaqueu Vítor, que confeccionou o lobo com material reciclável, e do artista plástico Julimar dos Santos, gerente de Cultura, responsável pela pintura.
“Esse é um sonho que finalmente conseguimos realizar. Não é propriamente um monumento, mas uma obra de arte que simboliza também a vocação cultural do Guará”, afirma Miguel. O lobo, confeccionado por Zaqueu, considerado o principal expoente da arte de aproveitamento de material reciclável no DF, além de representar o animal símbolo que deu o nome à cidade, é um expoente desse polo de cultura. “Ele tem também o olhar observador para pedestres e motoristas que passam pela via contorno”, de acordo com o autor. Segundo Zaqueu, há também uma referência poética, porque “o lobo chora por seus amigos que estão presos em cativeiros”.
Enquanto Miguel entrou com o letreiro, Zaqueu com a escultura do Lobo e Julimar com a pintura, a Administração Regional contribuiu com a mão de obra da instalação e com a tinta, doada por empresários do Setor de Oficinas Sul, que faz parte da Região do Guará. O custo estimado do monumento foi de R$ 18 mil.