ARROCHO NAS ABORDAGENS

Polícia Militar intensifica policiamento ostensivo em pontos de maior incidência de furtos, assaltos e consumo de drogas no Guará

Quem circula pela cidade, principalmente nos pontos mais vulneráveis à insegurança, deve ter percebido o aumento do policiamento ostensivo por parte da Polícia Militar. O aumento do policiamento e, principalmente, da abordagem a suspeitos faz parte da estratégia que está sendo implementada pelo novo comando do 4º Batalhão da PM do Guará para oferecer à população mais sensação de segurança.
Além das abordagens, o 4º Batalhão tem promovido operações conjuntas com o Detran e o comando regional da Polícia Militar para vistoriar o cumprimento da Lei Seca e inibir a ação de criminosos. Pelo menos uma vez por mês, o policiamento ostensivo da cidade aumenta por causa da participação de cerca de 400 estagiários que estão concluindo cursos na Academia da Polícia Militar para se tornar policiais. O fato do Comando Regional da Polícia Militar, responsável pelo controle de Candangolândia, Park Way, Núcleo Bandeirante, Riacho Fundo I e II, Guará, SOF Sul, Lúcio Costa, SIA, SCIA, 26 de setembro e Estrutural, estar instalado dentro do prédio do 4º BPM, facilita a vinda dos estagiários para atuarem com mais frequência na cidade.

Prioridade às manchas criminais

De acordo com o novo comandante do 4º Batalhão, cel. Everaldo Aragão, as ações de abordagem tem se concentrado nas quadras com maior incidência de ocorrências policiais e de reclamação dos moradores, como o Polo de Moda e QE 40, a QE 7 (por causa da concentração de agências bancárias) e em alguns locais do Parque Ezechias Heringer, o Parque do Guará, onde os traficantes de drogas costumam se esconder, definir suas ações ou mesmo vender drogas a consumidores.
As operações da Lei Seca também aumentaram de intensidade no Guará, com a realização de blitze em pontos estratégicos de uma a duas vezes por semana. “Além das operações conjuntas com o Detran, a Polícia Militar tem feito abordagens individuas a motoristas, com o novo Etilômetro (aparelho que mede a concentração de álcool etílico na corrente sanguínea de uma pessoa mediante análise do ar pulmonar profundo), que recebemos”, conta o comandante Everaldo Aragão. A Polícia Militar, segundo o comandante, também tem atuado em operações da Secretaria DF Legal, no combate às invasões de áreas públicas no Guará, que também tem se intensificado nos últimos meses na cidade.