Festival que une Cinema e Ciência agora é online

FestQuin, criado pelo professor guaraense Peterson Paim, está com inscrições abertas

Cinema e Ciência juntos! Nesse contexto, o professor e cineasta Péterson Paim, atualmente lotado no Centro Educacional 3 do Guará, criou um festival para a comunidade escolar. Mas, neste ano o evento conta com a participação não apenas de estudantes da educação básica, mas também de professores e de amantes da sétima arte. Este é o Festquin 2021: Gravando à distância!

Será a primeira versão on-line do festival, que ocorre desde 2004, quando passou, de maneira presencial, por diversas escolas do DF, e ajudou na revelação de vários talentos, alguns dos quais trabalham na área de audiovisual atualmente.  O evento será dividido em duas categorias: a primeira para estudantes do ensino fundamental e médio (na qual é necessária a abordagem científica); e a segunda, aberta ao público em geral (temática livre). Os filmes devem ter tempo máximo de 5 minutos, já incluindo os créditos.

 

Oficinas

Antes do festival, o professor vai ministrar oficinas de cinema gratuita e on-line. Os interessados em participar das atividades devem preencher um formulário até o dia 20 deste mês. A Mostra Competitiva será realizada no dia 28/07, às 19:00, em link a ser disponibilizado na bio do Instagram @paimfilmes, e as inscrições dos filmes poderão ser realizadas até o dia 20 de julho.

O conteúdo das oficinas promete auxiliar na construção filmes, sendo de grande valor para quem for inscrever um vídeo no FESTQUIN.

Cada oficina terá 4h de duração e serão divididas em: Direção & Roteiro; Direção de Fotografia; Direção de Arte; Edição & Efeitos Visuais; e Som & Mixagem.

Serão selecionados 20 trabalhos para a transmissão no FESTQUIN.

Todas as produções inscritas na categoria da educação básica devem apresentar uma abordagem científica, seja ela em química, física, biologia ou matemática. Mas é importante lembrar que não deve se tratar de uma videoaula ou um vídeo didático, mas sim contextualizar fenômenos científicos que envolvam uma dessas áreas no roteiro, tal qual fazia, por exemplo, o famoso MacGyver em suas aventuras.

Segundo Péterson Paim, a intenção do trabalho é que o estudante consiga assimilar os conteúdos trabalhados em sala de aula com a sua realidade, construindo o próprio conhecimento.

Durante o festival on-line, ocorrerá também uma cerimônia de premiação baseada nas categorias do Oscar. Os vencedores de cada categoria receberão certificados. Os melhores vídeos vão ganhar um prêmio especial surpresa.

Leia o Regulamento:

https://drive.google.com/file/d/1aLI5Xtx_gCcvzKr7BqfcMN_gJv7qEIbc/view?usp%3Dsharing&sa=D&source=editors&ust=1623764907708000&usg=AFQjCNED_C6ErnqCPIF_fBQK7kVvd4fhEQ

Faça sua inscrição: