Bopety – A drag do Guará

Nascida e criada no Guará, Bopety é uma sensação na cidade há dois anos. Vivida por Paulo Vinícius, ela além de uma expressão artística representa um movimento de libertação. “A Bopety foi o meu despertar, com ela pude me assumir por completo, ser quem quero ser, com poder de fala, presença e de causa, hoje vivemos no país onde mais se mata Lgbtqia+ no mundo, temos que ser fortes, ganhando os espaços, com respeito, trabalho e dignidade. Não é fácil, mas muito necessário, com ela converso com meu público, apresento performance artísticas, de dança e dou um toque engraçado, que é a jeitinho dela. Como meu processo de Drag começou a deslanchar na véspera da pandemia, tive poucas oportunidades de trabalho para apresentar, a última foi no carnaval do Bloco Bem Meb em 2020. Como o mundo se tornou online aproveitei esse tempo para aprimorar minha personagem”, conta a artista.

A referência para a primeira montagem da drag foi o programa Ru Paul Drag Race, um seriado de competição da arte Drag Queen. “Lá pude visualizar vários figurinos, como funcionava uma apresentação, dublagem de músicas, perucas e todo o Glamour da Ru Paul, protagonista do programa. Nessa trajetória fiz curso de maquiagem com o pessoal do Distrito Drag, um coletivo de Brasília, onde pude ter contato de perto nesse conhecendo melhor esse mundo, porque eu não sabia nem me maquiar. Hoje continuo me especializando nesse sentido, fazendo um curso de São Paulo, o Impacto das Montadas regido pela Mackaylla Maria onde aprendemos técnicas de maquiagem, interpretações, criação de personagens e performances artísticas, além de estudar artigos e conteúdo de identidade de gênero para entender melhor todo esse universo colorido”, explica.

Quem encarna a Bopety é Paulo Vinícius, um conhecido professor de dança do Guará há mais de 10 anos, especializado em tango.  Formado em Educação Física, atua também como produtor cultural. “Tudo isso me ajudou para que a Bopety já tivesse uma formação, trazendo conceito e experiência, podendo assim representar de maneira digna para as pessoas. Hoje faço parte de uma companhia de dança que se chama “BRAZUKA’S” levamos e ensinamos as vertentes de dança do Samba, como Samba de Gafieira, Samba no Pé, Mestre Sala e Porta Bandeira. O melhor de tudo é que esse coletivo abraçou a Bopety com todo amor e cuidado, ganhei figurino, espaço nos números, representatividade e uma família. Temos o projeto Samba Hit, são aulas de samba com movimentações de braços, caminhadas, animação e alegria para as pessoas se divertirem perdendo calorias”. Quem quiser conhecer melhor o trabalho, basta buscar @bopety no Instagram ou falar diretamente com a artista no 61 999433090