Cultura Ballroom na Vogue Night do Guará

A cultura Ballroom é, um movimento político que celebra a diversidade de gênero, sexualidade e raça, nascido na comunidade preta, latina e LGBTQIANP+ norte americana. Recentemente, a conquista de espaços e o aumento da popularidade, atestam o orgulho da minoria em enfrentar os padrões sociais, bem como combater os que insistem em tentar colocá-los novamente às margens da sociedade. Muito mais do que uma festa, o movimento ballroom é uma forma de refúgio, um lugar seguro para a população LGBTIANP+. A cena surgiu na comunidade negra latino-americana da Nova York dos anos 60, e se espalhou pelo mundo como um movimento político, de ocupação de espaços e de celebração a diversidade.

 

Vogue Night no Guará

No Guará, o movimento organiza um encontro semanal, às quartas, no Kabana Louge Bar, no Comércio da QE 34. “A festa é voltada para o público LGBTQIANP+, nesta quarta tocará funk, e terá uma competição com premiação. A festa visa trazer mais espaços de diversão, cultura e entretenimento para a população guaraense. Uma vez que concentra boa parte do público LGBTQIANP+, mas com pouquíssimos espaços para essa população”, explica a organizadora Isis Gabriela. “O intuído é que a cada quarta feira a temática mude, e assim a gente consiga fazer uma festa diversificada e única”.

Comunidade trans

Quem produz o evento é a guaraense Isis Gabriela, de 25 anos. Mulher trans e militante, é estudante de Comunicação Organizacional na UnB. “Este não é só um evento para fomentar cultura, mas também um evento para fomentar empregabilidade para pessoas trans, dado que nesses eventos são pessoas trans que organizam e trabalham desde a produção até na execução”, conta. “Eu tenho muita vontade de poder dar uma cara mais ampla para os meus projetos, que hoje auxiliam muitas travestis e mulheres trans, mas ainda não da forma como elas precisam”. Isis mantém uma casa de apoio para pessoas trans no Guará e está sempre em busca de formas de apoiar a comunidade.

 

Vogue Night no Guará

Kabana Lounge Bar

QE 34 bloco A loja 30

Quartas, às 20h

Use máscara e mantenha o distanciamento social