Estimular o interesse pela Matemática e pela Língua Portuguesa, incentivar a cultura de estudo, proporcionar desafios aos estudantes e identificar jovens talentos: esses são os propósitos da 3ª edição da ONElite – Olimpíada Nacional do Elite, evento promovido pelo Elite Rede de Ensino. Alunos do 4º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio de qualquer escola do Brasil reconhecida pelo MEC podem participar. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até 10 de setembro, sexta-feira.
A Olimpíada conta com cinco categorias: júnior (4º e 5º anos do Ensino Fundamental), nível 1 (6º e 7º anos do Fundamental), nível 2 (8º e 9º anos do Ensino Fundamental), nível 3 (1ª e 2ª séries do Ensino Médio) e nível 4 (3ª série do Ensino Médio).
A primeira fase da Olimpíada será no dia 25 de setembro, sábado, das 8h às 12h (horário de Brasília) e as provas serão aplicadas via plataforma digital. Os alunos do nível júnior farão questões objetivas de Matemática e de Português, dez de cada disciplina. Já os estudantes dos níveis 1, 2, 3 e 4 realizarão 15 questões objetivas de Matemática e 15 questões objetivas de Português.
Com exceção do nível júnior, todos os demais devem participar de duas fases.
Oportunidade ímpar
Iango Soares, supervisor pedagógico do Elite, comenta sobre a oportunidade de os jovens aprenderem novas técnicas e desenvolverem uma maneira de pensar diferente. “Participar de uma olimpíada é se desafiar, testar o conteúdo aprendido em sala de aula e se envolver mais com os assuntos escolares. Muito mais do que medalhas, prêmios e certificados de participações, uma olimpíada proporciona uma renovada forma de pensar e a oportunidade de aprender outras técnicas para resolução de questões. Olimpíadas abrem possibilidades profissionais, pois no mercado de trabalho diversas empresas valorizam conquistas olímpicas, já que isto é sinal de que, durante sua trajetória acadêmica, aquele profissional buscava ir além do mínimo para formar seu currículo com o objetivo de sempre se desenvolver com desafios saudáveis e estimulantes. Não deixem de participar da Olimpíada. É uma oportunidade ímpar para qualquer estudante brasileiro”.
Os classificados para a segunda e última fase dos níveis 1, 2, 3 e 4 terão pela frente também provas objetivas e on-line no dia 23 de outubro (sábado), das 8h às 12h (horário de Brasília): serão dez questões de Matemática e 15 de Português.
Os alunos que obtiverem as 60 melhores notas por categoria serão premiados. Do 1º a 10º lugar, os estudantes receberão medalhas de ouro; do 11º ao 22º, medalhas de prata; do 23º ao 40º, medalhas de bronze; e do 41º ao 60º, menções honrosas.
Inscrições: bit.ly/onelite-2021-inscricao