Edberto Silva assume zonal do MDB

Ex-administrador regional do Guará recebe a missão do presidente regional Rafael Prudente de reestruturar o partido na cidade

Ediberto Silva e o presidente do PMDB DF, Rafael Prudente

Mesmo sendo o maior partido do país em quantidade de filiados no país, com a maior bancada de senadores, de governadores e de vereados na atual gestão, o Movimento Democrático Brasileiro (MDB), antigo PMDB, ainda carece de estrutura nas regiões administrativas do Distrito Federal, onde a maioria dos diretórios zonais está acéfala ou não existe. Esse é o caso da Zonal do partido no Guará, que não funciona na prática há mais de oito anos, ou seja, desde as duas últimas eleições. Convidado pelo presidente regional do MDB, Rafael Prudente, o ex-administrador regional do Guará, Edberto Silva começa a reestruturar o partido na cidade.

Ligado ao grupo de Rodrigo Rollemberg desde quando o ex-governador foi deputado federal e senador, Edberto deixou o Partido Socialista Brasileiro (PSB) antes das eleições de 2018, quando participou da campanha que elegeu Ibaneis Rocha ao governo. Nomeado numa assessoria da Secretaria de Justiça e Cidadania, o ex-administrador regional do Guará no início da gestão Rollemberg, quando assumiu também interinamente outras cinco administrações regionais  – SIA, Vicente Pires, Águas Claras e Riacho Fundo I -, casou sua vontade de atuar mais diretamente nas próximas eleições com a procura do presidente regional do MDB por alguém que pudesse reerguer o diretório zonal do partido na cidade.

Após as primeiras conversas, Prudente veio ao Guará no dia 13 de julho conhecer o grupo político que acompanha Edberto. O convite para assumir a zonal foi formalizado numa outra reunião entre Rafael e Edberto, quando o presidente regional delegou ao ex-administrador a missão de começar a filiação de eleitores guaraenses para ajudar a sustentar o partido na cidade já a partir das eleições de 2022. “Queremos ocupar parte de um espaço político que continua vazio no Guará. Mesmo com mais de 120 mil eleitores, a maior votação na 9ª Zona Eleitoral na história foi de Alírio Neto, com 6.500 votos, ou seja, menos de 0,5%”, explica Edberto, que garante que o grupo que representa o MDB e o presidente da Câmara Legislativa não pretende disputar espaço com o padrinho político do Guará, deputado Rodrigo Delmasso, que é vice-presidente da CLDF. “Delmasso tem sua base no meio evangélico, o que não atrapalha a atuação dos dois grupos na cidade, além de ter eleitores sobrando por aqui” . Queremos também buscar os eleitores descontentes com a polarização entre a esquerda e a direita, que a cada dia se acirra mais no país”, completa.

Policial Militar aposentado, Edberto Silva foi prefeito comunitário da QE 19 e um dos fundadores da Junta de Prefeituras e Associações Comunitárias do Guará (Junpag). Foi também assessor da Administração Regional do Guará na gestão Divino Alves e coordenador de Administração Geral (Coag) nas administrações regionais do Cruzeiro e do Sudoeste/Octogonal no governo Rollemberg.

 

Aproximar o MDB da comunidade

Nessas primeiras conversas, Rafael Prudente, segundo Edberto, pediu ao novo presidente da zonal que levantasse demandas dos moradores para encaminhá-las ao governo, para ajudar nessa aproximação do partido com os moradores da cidade, independente da atuação do deputado Rodrigo Delmasso.  “Quanto mais tivermos quem ajuda a cidade, melhor”, analisa.

Edberto Silva garante que nessas primeiras conversas o deputado Rafael Prudente não informou a que cargo concorrerá nas próximas eleições, “mas a minha percepção é que ele pretende dar um voo mais alto, talvez para a Câmara dos Deputados ou ao Senado. O que importa é que nosso compromisso é com o MDB e com o projeto apresentado pelo deputado e vamos acompanhá-lo no que ele e o partido decidirem”, completa.