Aliciamento Metafísico: livro pretende facilitar a iniciação à filosofia e à metafísica

Guaraense Benilson S Nunes lança livro hoje, sexta-feira, às 19h, na Casa da Cultura do Guará

O livro Aliciamento metafísico não é prolixo e tampouco exaustivo. “Não redigimos um texto longo. Isso dificilmente contribui para o entendimento. Escolhemos restringir ao máximo os nossos problemas e, algumas vezes, restringir os próprios argumentos, a fim de deixar algumas questões em aberto”, conta o autor.

Já no primeiro capítulo o leitor é apresentado à terminologia necessária para seguir a leitura, bem como já são lançados problemas metafísicos para se pensar. “Decidimos fazer isso, colocar problemas filosóficos já na introdução, para não perder o entusiasmo do leitor que quer exercitar a filosofia sem demora”. Em todo caso, o livro pretende atender pessoas que não possuem muito contato com a filosofia ― ou mesmo nenhum contato.

O segundo capítulo contém dicas sobre como ler um livro de filosofia e também é um glossário que o próprio leitor confeccionará ao longo da leitura do livro. O terceiro capítulo já se inicia de maneira um pouco mais sistemática a esta breve jornada na filosofia. Daí em diante, revezam-se problemas gerais da filosofia como ética, epistemologia, filosofia da linguagem, filosofia política e a metafísica propriamente dita, sobretudo a metafísica da consciência.

“Se ao final do livro tivermos ao menos despertado o interesse do leitor pela metafísica ou pela filosofia em geral, o nosso principal objetivo terá sido alcançado. Um objetivo, a princípio, clichê, mas que no caso da presente obra não será tão simples assim, pois não estaremos operando com uma filosofia transigente. Fica, nestas páginas, o desafio de conquistar um leitor, acerca dos problemas filosóficos e também científicos, inclemente e incisivo”.

 

Aliciamento Metafísico – Benilson S. Nunes

Lançamento dia 10 de setembro, sexta, às 19h, na Casa da Cultura do Guará